O E-commerce não é um inimigo para quem tem loja física e sim uma ferramenta excelente para alavancar as vendas! Além do baixo custo e amplo alcance, a loja virtual pode ser o diferencial entre crise e sucesso no seu negócio.
Hoje as vendas on-line de varejo (Bens de consumo, exceto veículos e construção) representam 3% do total faturado (BRASIL). Pode parecer pouco, mas a tendência para os próximos anos é que este número dobre, chegando a 6%. Como base de comparação, hoje, os Estados Unidos, que são os maiores vendedores on-line do mundo, têm a marca de 9% das vendas do varejo concentradas no e-commerce.
Vale também relembrar dois posts que fizemos, um falando sobre a Black Friday (Confira AQUI), que mostra o crescimento da busca on-line por produtos e o aumento significativo do ticket médio das compras. O outro artigo (confira AQUI) nos traz dados de crescimento maiores que em 2016!
Mas, se eu já tenho minha loja física a anos, por que investir em algo novo? Será que dou conta de gerenciar duas coisas diferentes? Não entendo nada de informática, como posso ter uma loja virtual? Estas perguntas são muito comuns quando encontramos empresários que possuem varejo tradicional.
Os números e tendências mostram que, obrigatoriamente, mais cedo ou mais tarde, você terá que ser digital. No varejo, sabemos que o “mais cedo” é muito melhor que o “mais tarde”. Um exemplo clássico que podemos citar é o caso Centauro x Netshoes. A Centauro foi líder e referência em material esportivo por um longo período, até que, em meados de 2000, apareceu a Netshoes, com um custo operacional muito menor (afinal manter uma loja virtual é muito mais barato que lojas físicas). Resultado, além de líder na internet, a Netshoes come uma boa fatia que pertencia a Loja física da Centauro.
Trazendo para a realidade de microempreendedores, a gestão de uma loja virtual pode ser feita por apenas uma pessoa, recebendo notificações de vendas em seu e-mail ou smartphone, alterando estoque ou fazendo uma promoção com a mesma facilidade que se tem de mandar um e-mail ou postar algo no Facebook. (conheça mais sobre a ferramenta gerencial da Saiteria para lojas virtuais AQUI)
Dicas e vantagens para quem já tem uma loja física:
- O Investimento é baixo para se ter uma Loja virtual adequada, responsiva (que se adapta a tela de diferentes dispositivos como celulares e tables) e com controle de estoque, promoção, frete, etc.
- O estoque pode ser integrado com a loja física, sem que seja preciso ter dois estoques distintos. Com isso, o que já era baixo investimento, fica ainda mais atrativo
- E-commerce é varejo, é o negócio que você já entende e tem experiência. Negociar com fornecedores, calcular preços de venda, gerir fluxo de caixa e giro de estoque já fazem parte da sua rotina.
- Sua marca extrapola fronteiras. Você deixa de ser um negócio local para ser global. E ser global não significa dar um passo maior que as pernas. Uma loja de renda artesanal pode muito bem vender artefatos para a França ou uma loja de suplementos alimentares pode alcançar cidades do interior do Brasil que carecem destes produto. As possibilidades são muitas!
- A loja física tem um limite de vendas (que envolvem horários, circulação, etc) a loja virtual é aberta 24h por dia, você pode extrapolar suas vendas quando o físico chegar no seu limite.
- O Marketing digital é mais barato que o tradicional. Barato, eficiente e com dados em tempo real. (quantas pessoas entraram no meu site, quantas compraram, da onde vieram, o que é mais visto? Tudo o que você precisa saber está quantificado na internet)
- Segurança em todos os sentidos, desde garantia de recebimento do dinheiro feita por empresas como PagSeguro, até a eliminação de furtos em loja.
Fontes: Saiteria, Exame, e-commerce Brasil, e-bit, Euromonitor internacional