A função do serviço é a mesma. Levar sua mercadoria do ponto A até o ponto B da melhor forma possível. Então, o que devo escolher? Apesar de semelhantes, os serviços possuem características distintas, que podem ser estratégicas para o seu negócio.
Correios:
- Alcance
- Os correios já atendem inúmeros tipos de e-commerce, possuindo um grande alcance nacional. Entregam, muitas vezes, onde aas transportadoras não atuam;
- Diversidade nos tipos de frete
- Os Correios usam como base para o cálculo de frete o peso da mercadoria enviada, tipo do produto, tempo de espera, etc... com isso você pode adequar o serviço ao seu negócio.
- Para o cálculo por peso, por exemplo, os Correios levam em consideração a relação Peso X Espaço ocupado pelas embalagens. Desde 2011, utilizam a fórmula CxLxA/6.000 (comprimento, altura e largura).o O resultado dessa equação é o peso cúbico da entrega. Se um produto tiver 10kg ou menos, considera-se o seu peso físico, e não o peso cúbico. Por exemplo, um produto de 5,5 kg de peso físico, tendo as seguintes dimensões: 70cm comprimento; 60cm largura; e 10cm altura tem peso cúbico igual a 7kg (70x60x10/6.000). Nesse caso, como possui peso inferior a 10kg, o valor considerado será 5,5kg.
- Já nas encomendas que tiverem peso cúbico superior a 10kg, o que conta é o maior resultado na comparação entre ambos os pesos (cúbico e físico). Por exemplo, uma encomenda que pesa 15kg e possui 43 cm de comprimento; 28 cm de largura; e 52cm de largura; terá peso cúbico de 10,434kg. Nesse caso, para efeitos de custo de transporte, será considerado o peso físico da encomenda: 15kg.
- Integração?
- Com uma loja integrada, o frete é calculado de forma instantânea para você e seu cliente, na hora do fechamento do pedido!
- Contrato direto com Pessoa Jurídica?
- Esta opção permite fretes ainda mais baratos e é baseado no volume de uso do serviço.
- Contratos Pontuais?
- Para certas regiões, contratos pontuais ficam mais “em conta” que o frete dos correios e a entrega é mais ágil
- Contratos por Quantidade
- Esta opção permite que numa venda de grandes volumes, o frete da transportadora seja mais vantajoso.
- Sem Greve
- Você não será pego de surpresa por uma greve, onde seu produto ficará retido por dias e seu cliente com a percepção ruim da sua agilidade na entrega.
- Peso
- Se o que comercializa são produtos pesados (Acima de 15 Kg) procure uma transportadora, pois os correios só entregam até este limite.
- Produtos específicos
- Se você trabalha com produtos químicos ou tintas também terá que optar pelas transportadoras, uma vez que os Correios não oferecem serviço para este tipo de produto.Lembre-se que ambos serviços oferecem vantagens e desvantagens, faça os cálculos e escolha o seu! Afinal, qualquer valor a mais no preço final do seu produto, pode ser decisivo entre ganhar e perder um cliente!