Site one page: o que é e quando vale a pena usar?

Site one page: o que é e quando vale a pena usar?

A utilização do site one page emergiu, recentemente, como uma das grandes tendências para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas na Internet. Não por acaso, a demanda por essa solução tem aumentado expressivamente. No entanto, muitos ainda não perceberam o seu alcance para o sucesso dos negócios.

Pensando nisso, vamos apresentar, ao longo deste artigo, todas as principais informações para deixar você totalmente por dentro do assunto. Boa leitura!

O que é um site one page e como ele funciona?

Em termos gerais, um site one page nada mais é, como o próprio nome indica, que um site de uma só página. A despeito de essa característica definir essa modalidade de site, há outras que podem se mostrar muito vantajosas para a sua empresa.

O principal objetivo consiste em fornecer, de forma simples e objetiva, informações úteis e relevantes, a fim de proporcionar quantidades adequadas de conteúdos e informações para os visitantes.

O foco está em captar a atenção e, consequentemente, gerar interesse no seu público-alvo. Um conteúdo verdadeiramente relevante é capaz de garantir que os visitantes tenham a sensação de estarem perdendo tempo e energia navegando por páginas internas do site.

Em outras palavras, o site one page assegura uma navegação direta, com objetividade e clareza. Atualmente, as pessoas identificam sites que os “enrolam” e, demonstrando que o seu é diferente, você poderá aumentar sensivelmente as chances de que elas nutram genuíno interesse por aquilo que está ofertando.

Aqui, simplicidade é a palavra-chave: você deve retirar toda e qualquer informação repetitiva, óbvia, excessiva ou desnecessária, a fim de limpar sua página de elementos que não entregam valor e, assim, se tornam ociosos.

Seus esforços devem se dirigir à produção de conteúdos diretos e que, de fato, sejam úteis e interessantes para o seu público. Em geral, quem navega na Internet para dirimir alguma dúvida ou encontrar soluções para um problema específico deseja, sobretudo, encontrar alternativas rápidas e práticas, por meio de informações concisas. É justamente esse o grande diferencial de um site one page!

Vale a pena ressaltar, em sites one page, a efetividade da utilização do storytelling. Trata-se de uma estratégia de marketing que se pauta na construção de uma história da marca, buscando um maior envolvimento do leitor para, ao final, estimulá-lo a uma determinada ação.

Quais são as vantagens de um site one page?

Para que um conteúdo seja considerado de alta qualidade é preciso articular alguns elementos, como materiais bem elaborados e posteriormente desenvolvidos, dotados da maior credibilidade possível, bem escritos (por redatores habilidosos e com poder de síntese, não importando o formato final que o constitui), observância às práticas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca, em tradução livre), etc.

Para aprofundar ainda mais a sua compreensão acerca das vantagens para a sua empresa do site one page, apresentamos, abaixo, algumas de suas principais vantagens. 

1. Maior responsividade da página

Nos dias atuais, a utilização de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, tem crescido vertiginosamente. Afinal, as pessoas usam seus celulares para quase tudo, devido à praticidade e facilidade que eles oferecem.

Contudo, nesses aparelhos a navegação pode ficar mais complexa, devido às pequenas dimensões de suas telas. Para que a sua estratégia seja um sucesso, o site deve ser responsivo, facilitando a navegação em dispositivos móveis, de modo a torná-la mais fácil, ágil e intuitiva.

Alias, como os sites one page garantem, por definição, uma navegação muito mais intuitiva em comparação a modalidades mais tradicionais, é possível entregar aos visitantes exatamente as informações que você deseja.

2. Manutenção e organização simplificada

Nos sites comuns, geralmente, existe um menu bastante extenso e diversificado, com uma enorme variedade de menus secundários e mais uma quantidade considerável de páginas a serem alimentadas e ordenadas, fazendo com que o trabalho de atualização se torne mais complexo e, consequentemente, difícil de realizar. O resultado final é uma navegação pouco convidativa.

Uma vez que, em um site one page, todo o conteúdo e opções encontram-se em uma única página, é mais fácil efetuar as devidas atualizações e tarefas de manutenção.

3. Navegação mais rápida, dinâmica e ágil

Lembre-se de uma coisa: quando o seu site é construído a partir da configuração de uma única página, sua navegação será, necessariamente, mais dinâmica. Sendo assim, o poder de atração do site é multiplicado à medida que viabiliza um alto nível de interações entre os visitantes, impactando o seu potencial junto ao público consumidor.

Ainda que a sua identidade de marca, as características da empresa ou as especificidades de seu segmento de atuação exijam que as suas comunicações com o público adotem um adequado tom de seriedade, as oportunidades e possibilidades abertas à criatividade e inovação permitem criar um site que atenda, perfeitamente, às suas necessidades.

Nesse contexto, levem em consideração que a velocidade de carregamento da página é sensivelmente mais alta e não existe o delay, ou seja, aquela incômoda espera entre um clique no link da página e sua subsequente abertura.

4. Design moderno

Fortalecer a marca junto à base de clientes ou ao mercado, o design de um site one page, por ser percebido pelo público como mais moderno ou “cool”, transmite a imagem de uma empresa que está sempre aberta ao novo e às mudanças, sendo capaz de se adaptar às transformações da realidade e suas demandas.

Além da atratividade, o objetivo central de um site one page é oferecer ao visitante uma página bonita, capaz de causar uma impressão mais positiva e, assim, encantá-lo com o conteúdo ali presente. Pense bem: qual empresa não desejaria provocar essas impressões em seus potenciais clientes?

Como um site one page pode alavancar suas ações de marketing?

O site one page é, por si só, uma ótima tática de marketing. Entre suas inúmeras vantagens, destaca-se a relação entre custo e benefício, expressivamente menor em relação às páginas tradicionais. Com essa solução, você atingirá suas metas de marketing de um modo economicamente vantajoso, sem ter de comprometer a rentabilidade da sua organização para obter novas oportunidades de negócios.

O site one page é uma ótima tática de marketing para as organizações. Entre tantas outras vantagens, além daquelas já citadas anteriormente, está o custo dela, que é muito menor que as páginas comuns. Você consegue atingir suas metas de marketing de modo economicamente vantajoso, ampliando as oportunidades de novos negócios para a sua companhia.

Gostou do nosso artigo sobre site on page? Então, entre em contato conosco e conheça as melhores opções para a sua empresa!

Busca
Últimos Posts
Siga Nossas Redes