Você deseja desenvolver um site institucional? Páginas na internet são importantes para que você possa atrair e aumentar seu número de vendas, além de ser um espaço de comunicação com seus consumidores.
Há, entretanto, diversas empresas que não conseguem ter nenhum resultado com seus sites. No post de hoje, você descobrirá quais são os itens que deve observar para que sua página seja de sucesso.
Preparado? Boa leitura!
Design responsivo
Design responsivo pode parecer um termo estranho, não é mesmo? Ele significa que seu site deve ser capaz de se adequar aos mais variados tipos de tela, especialmente as pequenas, como as de smartphones e tablets.
Atualmente, 43% das pessoas acessam a internet apenas por seus dispositivos móveis. Sendo assim, caso suas páginas mostrem itens de forma desorganizada e em tamanhos diferentes do que o internauta espera, a chance de ele abandonar a sua página e procurar por outra é alta.
Desse modo, é imprescindível que, ao desenvolver um site institucional, este seja feito de maneira responsiva. Mais do que isso, você deve fazer com que a versão para dispositivos móveis seja diferente da original. Esse é um dos tópicos avaliados na experiência do usuário que você verá agora.
Experiência do usuário
Depois de você chegar de uma viagem de avião, normalmente as pessoas perguntam como foi voo. Então, você informa todas as experiências que teve. Talvez as cadeiras sejam muito curtas para suas pernas, o atendimento não tenha sido muito bom ou mesmo uma criança tenha chorado do início ao fim da viagem. Nesse caso, você teria um relatório ruim.
Quando você acessa um site, mesmo que de forma inconsciente, também emite opiniões. E é exatamente isso que é a experiência do usuário (User Experience, UX). É o que faz com que você coloque um site dentre seus favoritos ou que feche a aba do navegador.
Vários fatores podem levá-lo a tomar decisões positivas ou negativas:
- cor do site;
- velocidade de carregamento;
- dificuldade para encontrar os dados desejados;
- links quebrados;
- informações falsas.
Por isso, você deve entender se seus visitantes estão avaliando positivamente suas páginas e materiais. Retomando o item anterior, as telas de dispositivos móveis são menores e, por isso, cabe menos conteúdo. Caso você tenha a mesma quantidade de informações do site para desktop (computadores), é um sinal de que sua página pode ter mais conteúdo do que deveria. Nesse caso, a chance de que o usuário saia da página é maior.
Outro problema comum e que deve ser evitado são links quebrados. Eles são menus ou botões que deveriam levar o internauta para determinado lugar, mas, ao clicar, são encaminhados para uma página de erro. A sensação que o visitante tem é de uma promessa não cumprida, dando a entender que a produção do site foi amadora.
Técnicas de SEO
SEO (Search Engine Optimization) são técnicas para otimizar seu conteúdo aos motores de busca. Elas buscam entender qual é o desejo dos mecanismos de pesquisa para que sua página os agrade mais e você tenha melhores classificações quando um internauta pesquisar sobre seu produto ou serviço.
Os robôs de busca querem encontrar informações úteis, interessantes, completas e que correspondam às vontades iniciais de quem fez a pesquisa. Ou seja, eles desejam que o internauta encontre a melhor página para responder às indagações, medos e ansiedades deles. Dessa forma, você fortalecerá a marca da sua empresa e fará com que seu negócio seja ainda mais popular.
Para que seu site esteja em conformidade com o desejado, existem técnicas para serem feitas na página (SEO on-page) e fora dela (SEO off-page). No SEO on-page você deve:
- criar conteúdos únicos, interessantes e completos;
- formatar os materiais com uso de tags HTML (<H1>, <H2> e <H3>);
- descrever as imagens utilizadas;
- aumentar a velocidade do site;
- utilizar design responsivo;
- escolher as melhores palavras-chave para produzir conteúdos que tenham menos concorrência;
- descrever todas as páginas para que o internauta saiba exatamente o que encontrará no seu material.
Você deve, porém, ir além. O Google busca por matérias que sejam completas e autoritativas, isto é, que tenham maior possibilidade de falarem a verdade e convencer o usuário disso. É aí que entramos no SEO off-page. Uma das formas que os motores têm para fazer esse cálculo é procurar por quantas páginas mencionam suas publicações.
Para isso, procure sites afins para divulgar seu conteúdo e fazer guest posts (materiais de convidados) em que você convidaria autores de outras páginas para escreverem para você e sua empresa para eles. Essa é uma forma interessante de obter mais links e aumentar a relevância das suas criações.
Estratégias de divulgação
Como vimos, suas páginas devem passar autoridade para os internautas e para isso é necessário divulgá-la. Veja agora algumas formas disponíveis para você promover seus materiais.
Redes Sociais
O Facebook já chegou à marca de 2 bilhões de usuários ativos por mês. Isso significa que você conseguirá atingir boa parte do seu público-alvo se conseguir utilizar as redes sociais a seu favor.
Para isso, considere a regra 80/20. Ela diz que a cada 10 postagens 8 serão sobre as dificuldades e desejos do seu público e apenas 2 diretamente sobre seu produto ou serviço. Além disso, preze por postar regularmente e conhecer quais são os hábitos dos seus seguidores.
Grupos e fóruns de internet
Participe de grupos e fóruns de internet para divulgar seu conteúdo. Evite, porém, fazer spam. Por isso, use os grupos de maneira normal e natural. Poste links para responder às indagações e vontades de algum usuário da comunidade, assim, eles entenderão que você é competente no assunto e não alguém que apenas deseja promover seu site.
Como você pode ver, o processo de criação é complexo e envolve muitos detalhes. Por isso, conte com uma agência que potencializará seus resultados e trará mais lucro em médio e longo prazo, cuidando de todos os detalhes ao desenvolver um site institucional para a sua empresa.
Entre em contato com a Saiteria, empresa especializada em desenvolver site institucionais que fazem a diferença, e saiba tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio.