Saiba qual é o futuro das redes sociais e seu papel no marketing

Saiba qual é o futuro das redes sociais e seu papel no marketing

Um dos maiores desejos de qualquer gestor é melhorar a qualidade do serviço oferecido, a fim de engajar o público e gerar mais vendas, não é mesmo? Quem está de olho no futuro das redes sociais sabe o quanto elas podem auxiliar nesse processo.

Saiba que, ao realizar o planejamento estratégico digital da sua empresa, investir nas redes sociais torna-se peça-chave para conquistar novos clientes e encantar aqueles que já conhecem sua marca. Para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso inovar e prestar atenção nas tendências.

Sendo assim, trouxemos alguns pontos relevantes para os próximos anos na internet e que farão a diferença em qualquer plano de ação de marketing. Acompanhe a leitura e confira o que será indispensável daqui para frente!

Uma interação melhor com os chatbots

Embora os chatbots sejam uma ferramenta nova de inteligência artificial, as empresas, independentemente do setor que atuam, estão investindo cada vez mais nesse recurso. Isso acontece devido à praticidade dos bots, pois a interação se torna mais ágil, eficiente e dispensa as ligações para um setor de SAC.

O Facebook, por exemplo, tem como missão aprimorar a inteligência artificial em seus produtos para os próximos anos, tendo em vista o sucesso alcançado até o momento. É interessante notar que, além de tirar dúvidas, os chatbots conseguem auxiliar o consumidor durante sua jornada de compra.

O aumento na geração de conteúdo efêmero

Lembra quando o Snapchat chegou com a estratégia de proporcionar aos usuários conteúdos que sumiam depois de um tempo? Muitas empresas olharam torto para a novidade, mas, aos poucos, virou febre entre todas as pessoas. Hoje, fica difícil pensar em uma rede social sem essa ferramenta.

No ecossistema de mídias sociais de Mark Zuckerberg, esse recurso é muito utilizado e torna-se uma forma prática das empresas interagirem com seus clientes, gerando gatilhos mentais de urgência e curiosidade. O compartilhamento de experiências em micro-momentos tende a acompanhar o comportamento dos novos consumidores.

A forte expansão do audiovisual

Foi-se o tempo em que os vídeos se concentravam apenas no YouTube, visto que muitas redes sociais estão investindo pesado nisso. Essa é uma oportunidade ímpar para as empresas, afinal, milhares de pessoas assistem vídeos todos os dias em seus smartphones.

Utilizar vídeos na estratégia de marketing pode ser fundamental na hora de conquistar a atenção do público-alvo, além de gerar credibilidade aos seus produtos ou serviços. O conteúdo audiovisual é uma forte tendência e isso é inegável: sendo ao vivo, em 360º ou, até mesmo, para utilizar com óculos de realidade virtual.

O poder dos influenciadores digitais

Quando se trata de redes sociais, é importante entender que não apenas a tecnologia ajuda a atrair mais clientes para as empresas, mas também a influência de pessoas que têm autoridade em determinado assunto. Por contarem com legiões de fãs espalhados pelas redes, os influenciadores digitais ganham papel primordial no marketing.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e resistentes às campanhas publicitárias. Com isso, a utilização de pessoas famosas ou reconhecidas virtualmente ajuda a reposicionar a marca, pois eles podem ser grandes porta-vozes, passando a mensagem de forma fluída e sincera aos seus seguidores.

Para finalizar, não podemos deixar de mencionar o crescimento acelerado das comunidades nas redes sociais: não só no sentido de interação descontraída — como existia no extinto Orkut —, mas com finalidade profissional e estreitando as relações das empresas com seus clientes.

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