
O processo de compra que permitia um relacionamento mais próximo entre empresa e cliente foi alterado com a chegada da internet. Assim, os clientes perderam sua exclusividade, pois a empresa deixou de atender as necessidades individuais de seus clientes.
Para restabelecer essa conexão, as empresas estão integrando o marketing e o uso de tecnologias no relacionamento com o cliente – customer relationship management ou CRM. Mas o que é um CRM?
Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre essa ferramenta de gestão para o relacionamento de clientes e compreenda como ela pode ajudar no crescimento de seu negócio.
O que é CRM?
O customer relationship management ou gerenciamento de relacionamento com o cliente refere-se à criação de relacionamentos individualizados com cada cliente que pode gerar valor para a empresa. O objetivo geral do CRM é melhorar a produtividade do marketing, por meio do valor mútuo entre empresa e cliente.
Identificar, manter e construir um relacionamento com os consumidores, com base em ações interativas e individualizadas, fortalece o elo entre os clientes e a empresa, continuamente. E o CRM consiste na definição dos objetivos, seleção de clientes importantes para o programa e desenvolvimento de atividades relacionais.
O CRM tem a capacidade de analisar os padrões de comportamento do consumidor e interpretá-lo. Com ele é possível desenvolver modelos preditivos, otimizar tarefas repetitivas, armazenar e-mails dos clientes e responder com comunicações personalizadas, conforme o perfil do cliente.
Quais são os seus benefícios?
De maneira geral a implantação de uma ferramenta de gerenciamento de relacionamento com o cliente pode gerar os seguintes benefícios:
- promove o relacionamento interativo entre empresa e clientes;
- melhora os esforços de direcionamento das estratégias das equipes de marketing e vendas;
- permite o acesso mais rápido e preciso das informações;
- cria qualidade dos dados;
- aumenta as taxas gerais de resposta dos clientes às estratégias de marketing;
- eleva a satisfação dos clientes;
- amplia as taxas de retenção;
- aumenta a lucratividade da empresa.
E como isso é possível? Com o CRM as informações são rapidamente acessadas, o que permite atender os desejos e necessidades dos consumidores, como melhorias de serviços ou desenvolvimento de novos produtos. E, assim, garantir o aumento da satisfação ao cliente e torná-lo fiel à sua marca.
Com a concentração de dados qualificados e sua atualização em tempo real, devido à automação com o CRM, a atuação do time de vendas e de marketing é mais eficiente e, há um aumento na melhoria dos processos e da produtividade dos colaboradores.
O CRM pode filtrar os contatos na base de dados de e-mails captados por meio do blog ou site e, assim, permitir que cada e-mail seja personalizado, conforme o perfil dos clientes. Dessa maneira, as taxas de respostas serão maiores, bem como a retenção dos clientes e, por consequência, o aumento na lucratividade.
Como escolher o CRM ideal?
A escolha de uma ferramenta adequada envolve vários fatores, tais como: as necessidades da empresa, o tamanho dela, o perfil do consumidor, o orçamento disponível e o processo de vendas. Para garantir a escolha certa entre em contato com uma empresa especializada que vai ajudar você nessa tarefa.
Um modelo baseado no cliente contribuirá para construir relacionamentos mais prósperos e duradouros com os seus clientes e garantir a sobrevivência da empresa em um mercado cada vez mais competitivo. Agora que você já sabe o que é um CRM, não vai ficar de fora dessa, não é?
Assine a nossa newsletter e mantenha-se informado sobre as novidades relacionadas aos clientes e, assim, garantir a sua satisfação!