Saiba como mensurar os resultados do site da sua empresa

Saiba como mensurar os resultados do site da sua empresa

Criar um site para sua empresa é somente o primeiro passo para ter uma presença digital relevante e que traga os resultados esperados. Você também precisa que os usuários visitem-no, se encantem com o conteúdo e realizem as ações que você deseja. Mas como mensurar os resultados do site? Como saber se você está utilizando as estratégias certas para atrair os usuários?

É importante saber quem são os seus consumidores, de onde eles vêm, e quais são as páginas mais populares no seu site, por exemplo. De posse dessas informações, você será capaz de apontar os seus esforços de marketing na direção correta, e ter resultados mais expressivos.

Ferramentas como o Google Analytics oferecem uma série de recursos para analisar tanto a sua audiência quanto o seu comportamento. Porém, é importante focar nas métricas corretas para que você não perca tempo com informações irrelevantes.

Como mensurar os resultados do site?

Quando o assunto é mensuração de resultados de um site, nenhuma ferramenta é mais completa e acessível que o Google Analytics. Ele pode ser instalado gratuitamente para monitorar todas as visitas, e fornecer informações importantes sobre os seus usuários.

Com o GA você será capaz de saber quantos visitantes únicos recebeu e também o número de vezes que seu site foi acessado. Além disso, você terá acesso a informações, como o tempo médio de cada visita, quais foram as páginas visitadas e a taxa de rejeição, entre outras. Caso você invista em Google Adwords, é possível visualizar os resultados e calcular o ROI da sua campanha.

No Google Analytics você também pode configurar KPIs (Key Performance Indicator), de acordo com os seus objetivos.

O que são KPIs?

Os indicadores-chave de desempenho são métricas que você pode configurar manualmente no Google Analytics para checar se os seus objetivos com o site estão sendo alcançados.

Com as KPIs você pode mensurar ações específicas, como vendas, cadastros, cliques, comentários, taxa de retorno, visualizações de vídeos, downloads e compartilhamentos nas redes sociais, entre muitos outros.

Dessa maneira, você será capaz de aferir de maneira muito mais objetiva o sucesso (ou não) das suas campanhas.

Como melhorar os resultados?

Mensurar os resultados do site é extremamente importante, pois com essas informações você poderá definir melhorias para as suas campanhas e ter resultados ainda mais expressivos.

Por exemplo, se a taxa de rejeição de uma página — ou seja, a porcentagem de usuários que acessa seu site e sai sem realizar nenhuma ação — é muito grande, é possível que ela não esteja respondendo às perguntas dos usuários. Revise o conteúdo e torne-o mais atraente para seus visitantes.

Se o número de visitantes se mantém estável por muito tempo, talvez você esteja falhando em atrair novos clientes. Aposte em campanhas patrocinadas no próprio Google e nas redes sociais para mostrar a sua marca e seu site para o seu público-alvo.

O importante é encarar esses dados como oportunidades de criar campanhas mais focadas e alinhadas com os seus objetivos. Com metas bem definidas, você será capaz de obter resultados ainda melhores com o seu site.

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