Saiba como garantir a segurança da informação em seu negócio

Saiba como garantir a segurança da informação em seu negócio

Provavelmente, não é novidade para ninguém que a informação está por trás dos grandes feitos da humanidade. Nossa sociedade é caracterizada pela globalização, que tem um fluxo de dados em velocidades cada vez maiores. No entanto, precisamos garantir a segurança da informação.

No mundo dos negócios, os dados da empresa devem ser tratados com muito cuidado. A segurança da informação existe para garantir a proteção necessária deles e ainda assegurar os melhores resultados que seu empreendimento pode alcançar. Tudo o que envolve a proteção de sistemas e de dados deve ser considerado.

Continue a leitura e saiba como garantir a gestão da segurança da informação em seu negócio, estabelecendo um nível de acordo com o valor dos dados e os potenciais prejuízos causados por uso indevido.

Elimine o hábito de compartilhar contas

Preste bastante atenção: o compartilhamento de contas e de senhas pode destruir a segurança da informação do seu negócio! Saiba que esse é um dos comportamentos mais prejudiciais para a proteção de dados e, infelizmente, ainda é bastante praticado entre os funcionários de empresas de todo o mundo — inclusive no Brasil.

Algumas companhias estabelecem políticas que condenam esse tipo de ação, no entanto a prática continua. Por mais que não existam intenções maliciosas por trás desse comportamento, o perigo é real. Isso deixa as empresas vulneráveis, pois um hacker que descobre a senha pode facilmente se passar por qualquer colaborador.

Crie chaves de acesso complexas e únicas

O problema levantado no tópico anterior pode ser resolvido com a criação de chaves de acesso que sejam únicas. Além disso, elas precisam ser complexas. Uma das formas de se fazer isso é combinar o acesso a determinados sistemas com o uso de um cartão inteligente, que evita a digitação de números e letras.

Um leitor é colocado no computador, e, somente com o cartão, o funcionário é liberado pelo software para que se conecte às aplicações. Senhas complicadas também podem ajudar, contudo elas são muito difíceis de gravar. Biometria e reconhecimento facial e de íris também contribuem com o acesso seguro às informações.

Registre os acessos dos usuários

Uma vez que os funcionários estão devidamente cadastrados e autorizados para acessar os sistemas do seu negócio, é preciso dar mais um passo para garantir a segurança da informação: registrar todos os acessos dos usuários. Isso possibilita saber de todas as inclusões, exclusões e alterações feitas nos dados.

Antes de registrar um funcionário para que ele acesse seu sistema, analise cuidadosamente o tipo de informação que ele visualizará. Se possível, estabeleça níveis compatíveis com a importância de cada colaborador para o negócio. Jamais dê menos ou mais direitos de acesso do que o necessário.

Tenha um plano de backup eficiente

Uma das melhores práticas de segurança da informação é a implementação de um plano de backup e recuperação de dados. Faça cópias de segurança como medida preventiva e tenha a garantia de que vai superar incidentes. A perda de informações pode acontecer por falha de sistema, erro humano, ataque cibernético, entre outros.

Dentro de um negócio, as falhas nem sempre são identificadas com rapidez. E isso é um problema que pode ganhar enormes proporções — por isso, garantir as informações em um backup eficiente o ajuda a corrigir os erros a partir do ponto em que a falha começou.

Percebeu como a segurança da informação é importante para o seu negócio? Além de manter os dados seguros, eles estarão sempre prontos para serem analisados. Dessa maneira, podem apontar os caminhos certos para o futuro da empresa. E lembre-se sempre de garantir essa segurança com a ajuda de um parceiro especializado!

Assine nossa newsletter e receba outros conteúdos importantes para o desenvolvimento sustentável do seu negócio diretamente no seu e-mail!

Busca
Últimos Posts
Siga Nossas Redes