Você já encontrou algum site com uma aparência que não te agradou? Ou uma página com erros de português? Esses problemas, junto com links quebrados e redundantes fazem com que o visitante perca a paciência e tiram a credibilidade da empresa.
É bem comum que as pessoas julguem um livro pela capa, ou no caso, uma organização pelo site dela. A má impressão que um usuário tenha pode afetar de forma negativa a reputação da marca.
Para não passar por uma situação como essa, é fundamental investir capital em um site profissional. Isso é tão importante nos dias de hoje quanto a qualidade dos produtos e serviços que você vende ou oferece.
Mas, na tentativa de economizar, alguns empresários preferem reduzir custos sacrificando a qualidade das páginas. Também não levam em consideração o tempo e o esforço que a criação de um bom site exige. Há, inclusive, quem apele para um desenvolvedor não profissional e sem boas ferramentas para o trabalho.
Os empreendedores mais conscientes sabem da importância de um bom site e, por isso, buscam um desenvolvimento de qualidade. Mas isso não quer dizer que deixem de lado o custo-benefício. Você sabe quanto custa um bom site? Acompanhe neste artigo como ele deve ser precificado!
O que deve ser levado em conta
São diversos os fatores que determinam o valor de um site. O objetivo é que ele atraia visitantes, oferecendo uma boa experiência de navegação. Isso começa pela aparência, e inclui facilidade no uso e também a velocidade de carregamento. Essas características são ainda mais importantes quando se trata de um e-commerce.
Domínio
Aqui começa o investimento necessário. O domínio faz parte do nome do site na internet, chamado de URL. Os endereços na internet são todos registrados e exigem uma espécie de licença para que você possa usar.
Uma URL que transmite profissionalismo geralmente tem o formato “http://www.nomedasuaempresa.com” ou “.com.br”. As ferramentas gratuitas de desenvolvimento, que definitivamente não são recomendadas para quem quer causar uma boa impressão, acrescentam o domínio da plataforma, e não permitem um nome totalmente personalizado.
O site onde você compra um domínio é o registro.br. A licença de um ano custa R$ 40,00 (valor em 2022), mas esse valor diminui de acordo com o tempo de registro. Quanto mais tempo, menor o custo.
Segurança
Para que os visitantes possam navegar com tranquilidade no seu domínio, ele precisa contar com o protocolo de segurança SSL. Quando instalado, ele adiciona ao site o “https”, que aparece na barra de navegação.
Também chamado de certificado de segurança, existe nas versões paga e gratuita. Mas usar a gratuita não garante proteção de alto nível, o que pode deixar seu site vulnerável a fraudes. Já o certificado pago oferece mais segurança contra ciberataques.
O SSL também pode ser pago por ano e os valores podem variar bastante. Um certificado com alto nível de proteção pode custar, em média, cerca de R$ 300,00 a R$ 500,00 por ano.
Hospedagem
É o serviço de armazenamento do site. Ele precisa estar guardado em algum computador (o servidor) para que consiga ser acessado pela internet. Existe a hospedagem mais barata e a mais cara, mas de melhor qualidade.
Esta última é a hospedagem dedicada, em que o servidor usa toda a sua capacidade apenas para o seu site.
Com esse método, você garante que o seu site esteja sempre disponível e com uma ótima velocidade de navegação, além de suportar uma grande quantidade de pessoas acessando ao mesmo tempo. O investimento médio em hospedagem é cerca de R$ 300,00 ano ano nos servidores mais simples e de R$1.770,00 nos mais robustos.
Número de páginas
Isso influencia diretamente o tamanho do site. Caso você tenha um e-commerce, provavelmente vai precisar de mais páginas. Tudo depende do modelo de negócio. Por isso, é importante não cair na tentação de pagar pouco na construção do site se o seu conteúdo for extenso. Pense sempre na qualidade.
Design responsivo
Responsividade é a característica que faz com que um site se adapte automaticamente ao tamanho da tela em que é exibido. Hoje, as pessoas acessam mais a internet por meio de dispositivos móveis. Os computadores tradicionais já ficaram para trás.
Por isso, o site precisa ser perfeitamente navegável quando carregado em um smartphone ou um tablet, sem prejudicar os menus e objetos que compõem a página. A responsividade tem tanta importância que o Google considera esse fator na hora de exibir os resultados de uma pesquisa, colocando nas primeiras posições os sites com esse padrão de desenvolvimento.
Manutenção
Você também precisa garantir que seu site tenha um suporte qualificado e sempre disponível. É claro que este também é um investimento muito importante, porque nunca se sabe quando o servidor onde o site está vai enfrentar problemas.
Para quem não é do ramo de desenvolvimento web, são muitos fatores para considerar, o que pode dificultar a tomada de decisão por parte do empreendedor. É aí que entram em cena as agências digitais.
Elas têm a responsabilidade de construir e gerenciar os sites com qualidade e profissionalismo. Dê preferência a essas empresas para que a sua marca não seja prejudicada.
Se você estiver na dúvida sobre uma empresa desenvolvedora e quer ter certeza de que vai investir em um trabalho de qualidade, verifique se ela é associada à ABRADi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais).
A ABRADI
É uma entidade sem fins lucrativos que une as empresas que prestam serviços de desenvolvimento de serviços digitais no Brasil. Presente em mais de 10 estados, conta com cerca de 500 empresas filiadas.
A Associação atua no sentido de proporcionar um ambiente inclusivo para as empresas do setor de desenvolvimento. Ela oferece suporte à gestão dos negócios e incentiva o aprimoramento dos métodos de trabalho, para que os filiados possam continuar entregando serviços de qualidade para os usuários da internet e suas tecnologias.
Em 25 de maio de 2022, a Abradi lançou o Guia de Valores de Produtos e Serviços Digitais em Brasília. A publicação é o resultado do estudo de um grupo de mais de 50 executivos filiados à Associação, que listou os serviços digitais existentes no país. O objetivo foi determinar os valores médios cobrados por eles.
Uma das etapas da elaboração do Guia foi a Pesquisa de Valores. Para esta fase, foram reunidas 98 empresas, que foram estimuladas a adicionar preços, inclusive para desenvolvimento de sites de acordo com o nível de complexidade.
O resultado é uma tabela que exibe os valores médios gerais encontrados e seus quartis, que é uma medida estatística para determinar a média só dos preços maiores e menores, separadamente. Os valores estão em reais. Confira abaixo a demonstração deles:
Para entender melhor as variações dos preços, é importante entender resumidamente o que significa cada uma das categorias, de acordo com a Abradi:
Hotsite
É um site temporário, construído com o objetivo de promover certo produto ou serviço, numa campanha comercial. Geralmente é composto de poucas páginas: a principal com alguns links para as complementares.
Landing page
Também conhecida como página de captura de leads ou página de destino, é uma página única que é carregada quando o visitante clica em um anúncio, um resultado de busca patrocinado ou em um link de e-mail marketing. Como o hotsite, ele é usado em campanhas, mas com a finalidade de fazer com que o visitante adquira um produto diretamente na página ou seja levado a fazer isso em algum lugar.
Site
Falando de forma genérica, é o conjunto de páginas que carrega o conteúdo institucional, e serve como localização oficial de uma organização na internet. Nos sites podem ser encontradas apresentações de produtos e serviços, notícias, contatos e mais recursos, como os blogs e sistemas de e-commerce.
Blog
Na maioria das vezes, se trata de uma sub-seção de um site, preenchida com conteúdo relevante que tem por função atrair potenciais clientes que pesquisam nos buscadores, como o Google, por informações sobre um produto ou serviço. É composto por publicações de leitura fácil e rápida, ferramentas de busca e recursos de compartilhamento do conteúdo.
Portal
Site de grande porte, agregador de informações diversificadas e de muitas fontes distintas. Em boa parte das vezes conta com diversos colaboradores para a formação do conteúdo. Pode conter centenas de links para sites internos, externos, editoriais, blogs e mais uma infinidade de locais. Exige infraestrutura robusta, para suportar múltiplos acessos.
Chatbots
Os “robôs para chat” são simulações de interação humana por meio de um sistema de bate-papo, utilizado para atendimento comercial, em que o cliente tem a impressão de estar conversando com outra pessoa. Os chatbots “respondem” a perguntas simples de forma automatizada. Se não forem capazes de resolver um problema específico, o atendimento humano entra em cena.
E-commerce
É uma forma de comércio via internet. São empregados equipamentos que navegam na web, como computadores e smartphones. Os consumidores podem buscar e escolher o produto que desejam e fazer as transações financeiras de pagamento na plataforma desenvolvida para esse fim.
Preços tabelados podem ser de grande ajuda para os empreendedores que não têm ainda uma visão sobre o que precisam para divulgar sua marca na web. Com os valores categorizados por nível de complexidade, eles têm respaldo para tomar decisões. Ele mesmo determina quanto quer investir e o que obterá em troca.
Mas qual é a importância de contratar uma empresa filiada à ABRADi para construir o seu site?
Vantagens de uma empresa associada
Entenda agora alguns dos benefícios:
Custo-benefício
Apostar em um site feito por uma agência desenvolvedora traz um bom custo-benefício, já que pode ser adotado por empresas de tamanhos diversos. É uma ótima ação pois traz retorno financeiro, por conta da possível ampla divulgação da marca, numa razão que dificilmente seria atingida só com o comércio físico no mesmo espaço de tempo.
Visibilidade e credibilidade
Falando sobre divulgação, a visibilidade cresce. Mais pessoas saberão quem é você. E, além disso, tem o ganho em credibilidade. Lá no começo do artigo dissemos que um site com um layout fora de estética, erros de português e links quebrados acabam com a reputação de uma empresa. Por isso, o profissionalismo faz muita diferença.
Figuração nos resultados do Google
É quase desnecessário falar sobre “os sites de busca” porque mais de 98% dos internautas fazem pesquisas pelo Google e somente por ele. Então, seu site precisa constar nos resultados do mecanismo de busca e, de preferência, logo no topo. É claro que isso depende das estratégias de SEO (otimização para motores de busca) que forem adotadas, mas sem um site de qualidade, isso pouco importa.
Concorrência
Não pense que os concorrentes não sabem da importância de estar presente na internet e possuir um site perfeito. Então, o mínimo que se deve fazer é investir em uma plataforma profissional, desenvolvida por uma empresa especialista e apta a dar um bom suporte.
Agora você sabe que existem bons motivos para investir em um site de qualidade.
Você pode contar com a Saiteria! Acesse nosso site e saiba como obter um espaço de alto nível na web.