Para manter o negócio em um nível competitivo, o empreendedor precisa investir. E presença digital é apenas um dos muitos aspectos que precisam de uma injeção de capital. A principal maneira de atingir o público-alvo é a internet. Então, aí está a necessidade de um bom site.
Quando dizemos que um site é “bom”, não quer dizer que ele é apenas bonito e com bastante conteúdo. Isso não adianta se ele não for funcional, com boa velocidade de navegação, sem links quebrados e hospedado em um servidor robusto.
Um site com boa qualidade depende muito da manutenção. Para manter um desempenho pleno, é preciso pensar nas atualizações e nas correções que vão ser necessárias com o passar do tempo. Você precisa se preocupar sempre com a experiência de navegação do público.
Isso demanda custo. Não existe uma resposta pronta para a pergunta do título deste artigo. Tudo vai depender das necessidades da empresa, dos objetivos dela, do porte e do orçamento. Este post foi escrito para que você tenha uma ideia do que está envolvido e do custo para manter um site rodando satisfatoriamente. Acompanhe!
Você já tem um site?
Em primeiro lugar, se sua empresa ainda não tem um site próprio, já está em desvantagem. Obtenha o seu hoje. É urgente! Mas antes de investir, conheça as opções existentes:
Sites gratuitos
Muitas empresas, principalmente as que estão começando, quando ouvem falar da importância de ter um site, ficam tímidas quando descobrem que precisam investir. Assim, já pensam logo nas plataformas gratuitas de desenvolvimento.
Elas podem ser boas para quem não quer gastar, mas têm grande desvantagem em relação aos pagos. São serviços limitados, que geralmente não permitem personalizações e não oferecem um bom suporte, isso se oferecerem.
Caso o site “saia do ar” por algum motivo, talvez ele não volte tão rápido, deixando empresário e cliente na mão. Definitivamente, não são boas opções para quem quer divulgar a marca de forma assertiva. Não existem milagres. Opte sempre pela qualidade.
Sites pagos
Agora sim: se você pretende ter uma presença digital profissional, com credibilidade, aposte em um site pago. É a melhor opção, não importa o segmento em que você atua. O ambiente virtual da sua marca deve oferecer os seus produtos de maneira atrativa. Se você tem um e-commerce, deve ser leve e fácil de usar.
É recomendável que você personalize suas páginas com a identidade visual da organização. Caso ainda não tenha uma, a plataforma que você contratar pode te ajudar com isso. As opções de personalização são infinitamente maiores em um site contratado.
É claro que o valor do seu investimento vai variar de acordo com a quantidade de recursos que forem adicionados. Tudo vai depender, como já dito, das suas necessidades. Mas o levantamento dessas necessidades será feito por profissionais que vão desenvolver e manter o site em dia.
Como acontece com qualquer produto no mercado, você pode encontrar opções mais simples, com preço menor, ou plataformas de altíssima qualidade, com preço superior. Você pode encontrar serviços de R$ 100,00 ou de mais de R$ 10 mil, por exemplo. Tudo depende do nível de personalização e recursos.
O que está envolvido nos custos?
O desempenho de um site está diretamente ligado ao custo dele. É óbvio que quanto mais a sua empresa investir, mais qualidade o seu espaço na internet vai ter. Vários fatores estão envolvidos no cálculo do custo de se manter um site. Estes são alguns:
- finalidade
- hospedagem
- domínio
- webdesign
- manutenção
A partir de agora, vamos detalhar e explicitar valores. É bom lembrar que eles podem variar de acordo com o tamanho do site e a complexidade dos sistemas envolvidos.
Domínio
É o endereço que os visitantes vão digitar na barra de endereços para encontrar sua empresa. Quem usa uma plataforma de desenvolvimento gratuita não pode escolher o domínio completo. O site vai receber, em parte, o nome da plataforma, o que não dá um ar profissional.
Os domínios são nomes únicos e registrados. Aqueles que são pagos permitem personalização total. As terminações também podem ser escolhidas e também influenciam no preço. Entre as opções, existem o “.com”, “.com.br”, “.org”, “.net” e outras.
Preços médios: R$ 40,00 por um ano, sendo que o valor pode diminuir de acordo com o tempo de registro. Quanto mais tempo, menor o valor.
Hospedagem
O site precisa “estar” em algum lugar na rede mundial para ser acessível. Eles ficam guardados em locais chamados servidores. Existem os servidores de menor e maior qualidade. Isso influencia muito na qualidade da navegação.
Existem servidores dedicados e compartilhados. Os primeiros são máquinas que dedicam toda a capacidade de processamento a um único site. Portanto, são mais velozes. O custo para o contratante é maior. Os compartilhados dividem os recursos entre vários sites, o que pode fazer com que a qualidade caia, mas têm um custo menor.
Geralmente, domínio e hospedagem são oferecidos em conjunto, como um plano mensal, trimestral, anual ou por outro período.
Preços médios: R$ 40,00 por mês (compartilhada) até R$ 200,00 (dedicada).
Certificados de segurança
Hoje em dia os usuários se preocupam muito com a segurança do site em que navegam, principalmente quando se trata de um e-commerce. Isso se deve aos milhares de ataques cibernéticos que resultam em dados bancários roubados e fraudes todos os dias.
Por isso, o seu site precisa contar com certificados que atestam a idoneidade e a resistência contra invasões. Os certificados SSL (camada de segurança) é um recurso que transfere dados de forma criptografada, ou seja, codificada, para impedir que um invasor os intercepte.
Eles também podem ser assinados pelo proprietário do site. Os valores depndem do número de domínios que vão ser cobertos. Um site sem certificado de segurança pode até funcionar, mas os visitantes receberão uma mensagem afirmando que o acesso não é recomendável. Então, é uma boa ideia investir em SSL.
Preços médios: entre R$ 100,00 e 250,00 por ano.
Serviços de e-mail
Embora opcional, um serviço de mensagens personalizado, com o “@nomedasuaempresa”, é igualmente importante na hora de transmitir credibilidade e profissionalismo, aumentando a confiança do cliente. Caso o seu visitante queira entrar em contato, não é interessante que ele escreva para um e-mail “@gmail”, ou “@hotmail”, que transmite uma ideia amadora.
Os endereços de e-mail geralmente são oferecidos junto com o pacote de hospedagem, o que diminui o custo por usuário.
Preços médios: entre R$7 e R$ 30,00 por mês por endereço.
Atualizações
O passar do tempo pode exigir alterações no seu conteúdo: produtos esgotados, novas inclusões, blogs desatualizados, mudanças no funcionamento, promoções especiais e outras coisas.
Pode ser ainda que o site precise passar por mudanças mais complexas, como adição de responsividade, por exemplo. Essas modificações beneficiam o empresário porque o Google privilegia os sites mais atuais e construídos com técnicas modernas para exibição em smartphones.
Além de conteúdo, se a sua marca passar por uma renovação de identidade visual, o site também deverá ser modificado.
Preços médios: R$ de 500,00 a R$ 5000,00 por mês.
Estratégias de marketing e SEO
Para ser encontrado com facilidade e acompanhar o desempenho do seu site é importante implantar técnicas de marketing e análise. Não adianta só montar um site, pôr para funcionar e esquecer. Você criou a página com um objetivo: ser visto na internet e despertar o interesse das outras pessoas.
O especialista em marketing vai implantar um recurso para analisar dados sobre o seu site e colocar você a par deles. É usada uma ferramenta de análise que indica quantas pessoas acessaram o site, quantas clicaram em determinados links, quantas vendas foram efetuadas, a localização das pessoas, os horários e seções mais acessadas e mais uma gama de informações. Esses dados ajudam a tomar as decisões mais acertadas para a gestão do negócio.
Outra opção de marketing é aquele feito por influenciadores, figuras populares na internet que promovem uma marca e oferecem serviços. Como produzem vídeos em grande quantidade para o YouTube, é uma estratégia interessante para direcionar o seu público-alvo.
SEO é um conjunto de técnicas que otimiza suas páginas para que elas apareçam nas melhores posições nos sites de busca. Isso leva a um número maior de pessoas visitando seu site. A otimização para os mecanismos de busca é um requisito básico para ser encontrado. É indispensável, tendo em vista a enorme quantidade de concorrentes oferecendo o mesmo produto que a sua empresa vende.
Preços médios: em torno de R$ 150,00 a mais de R$ 5000,00 por projeto
Recursos para e-commerce
Cuidar de um site comercial demanda custos de manutenção maiores, já que necessita de mais recursos inseridos. Como exemplo, podemos citar as plataformas de pagamento, ferramentas de gestão de estoque e inventário e funções de chat.
As plataformas, ou gateways, de pagamento são fundamentais para as transações financeiras no ambiente digital. Elas contém ferramentas antifraude para o tratamento das informações sigilosas, como números e códigos de verificação de cartão de crédito.
A presença de um gateway de pagamento vai inspirar a confiança dos clientes e fazer com que eles percebam que fazer uma transação pela internet é tão seguro quanto uma feita de forma presencial. Utilizar serviços já conceituados, como o PayPal, por exemplo, pode melhorar a taxa de conversão.
As ferramentas de gestão de estoque têm um papel tão importante para um e-commerce quanto um bom controle de inventário para uma loja física. Um software desse tipo rastreia e organiza os produtos desde a chegada até a saída, automatiza procedimentos como a catalogação de pedidos e a atualização do estoque. É um recurso que evitga dores de cabeça porque a incidência de erros é muito menor do que quando se usa um controle manual.
Preços médios: entre R$ 500 e R$ 5.000,00 por mês para um sistema de pagamentos e entre R$ 350,00 a R$ 5.500,00 para o sistema de gestão de inventário.
Como deve ser a manutenção do site?
Embora não exista um padrão para definir como e o período em que as manutenções devam ser feitas, o ideal é que elas ocorram mensalmente, para garantir que tudo funcione adequadamente.
A manutenção de rotina serve para verificar se os softwares estão atualizados, evitando erros e travamentos. Ela também tem a função de identificar falhas de segurança, bugs e outros problemas antes mesmo que eles aconteçam, evitando que impactem de forma negativa nos negócios.
Outras opções são os pacotes de manutenção trimestrais, semestrais ou anuais oferecidos por empresas especializadas. Eles são úteis quando você precisa lidar com questões mais técnicas, como backups e firewalls.
Algumas empresas optam por manter o site por conta própria. Não é o mais recomendado, porque a manutenção exige conhecimento técnico, incluindo atualizações regulares de software, otimização de desempenho e implantação de técnicas de SEO.
A não ser que você ou seus colaboradores tenham perfeito domínio sobre todos esses aspectos complexos, o ideal é investir em especialistas externos. Dessa maneira, você tem mais tempo para se concentrar em outros aspectos do seu negócio, como as estratégias de venda.
Outro detalhe importante: se você já investiu em um site, não é uma boa ideia entregar a manutenção dele a qualquer pessoa. Faça valer o investimento. Contrate profissionais especializados.
Os valores médios para a manutenção podem variar entre R$ 200,00 e R$ 10.000,00.
Quanto custa manter um site no ar, em resumo?
Como você viu, é preciso considerar uma série de fatores, como domínio, hospedagem, manutenção, marketing, SEO e por aí vai. Mas para falarmos em números, podemos afirmar que manter um site no ar custa entre R$ 2 mil e R$ 100 mil por ano.
É claro que isso depende muito da quantidade de páginas e da qualidade dos serviços que você contratar. E entenda que, ao passo que o seu site crescer e ganhar tráfego, provavelmente o custo para mantê-lo vai aumentar.
Aqui você descobriu quanto custa manter um site no ar, considerando diversas variáveis como hospedagem, domínio, certificados de segurança, marketing e SEO. Agora que você já sabe, planeje o seu orçamento e invista com qualidade, para proporcionar uma experiência de navegação positiva para os seus clientes.