Presença digital: qual a importância do site para uma empresa?

Presença digital: qual a importância do site para uma empresa?

Você talvez já tenha percebido que sua empresa precisa da internet para crescer e se manter competitiva no mercado. No entanto, são muitos os empresários que acreditam que criar uma fanpage no Facebook já é o suficiente. Hoje, vamos explicar que direcionar todos os seus esforços para as redes sociais pode ser um perigo e por que você deveria criar um site para empresa.

Com a popularização dos computadores, smartphones e outros dispositivos móveis, é verdade que o número de usuários de plataformas como Facebook e Instagram cresceu bastante e, muito provavelmente, seu cliente está lá. Isso quer dizer que é fundamental que sua empresa marque presença nas redes sociais, afinal, quanto mais próximo do cliente, melhor. O problema é quando o empresário esquece algo ainda mais importante, a base de tudo: o site da empresa. 

A importância do site para sua empresa

Embora para alguns esse pensamento pareça ultrapassado, o site institucional continua sendo de grande importância para quem quer se posicionar no mercado e atrair mais clientes, inclusive aqueles que não estão nas redes sociais

O site institucional é como sua identidade na internet, é a casa do seu negócio no ambiente digital. É lá que você pode personalizar o layout e deixar tudo com a cara da sua empresa, onde publica conteúdo para o seu público, vende seus produtos ou serviços e onde o cliente encontra seu negócio por meio de buscadores como o Google. Tudo isso sem ter que obedecer às políticas de outras plataformas. 

Abaixo, listamos mais alguns motivos pelos quais ter um site para empresa é essencial e como ele pode beneficiá-la. Continue lendo este post e confira! 

Fortalece a marca do seu negócio

Ter um site institucional não só vai ajudá-lo a construir um bom posicionamento digital para sua empresa. Ele também pode tornar sua marca mais forte no seu nicho de mercado e aumentar a percepção de valor dos seus clientes. 

Com cerca de 100 milhões de brasileiros conectados à internet, ter presença digital deixa de ser um diferencial e passa a ser uma necessidade de se manter ativo e relevante no mercado, disponível nos canais onde o cliente procura por produtos e serviços.

Proporciona mais credibilidade para sua empresa

Negócios que não possuem um site institucional atualizado podem ser vistos como ultrapassados pelos clientes e passar a sensação de que falta credibilidade, tecnologia e conhecimentos necessários para atendê-los. Além disso, você também corre o risco de perder esse cliente para o seu concorrente que tem um site com as informações básicas para tirar todas as dúvidas e matar as objeções que as pessoas podem ter antes de realizar uma compra. 

O site confere uma imagem mais profissional, mostrando ao público seu esforço em acompanhá-lo e fornecer as informações que ele procura em diversos canais. E se, além de informações importantes sobre sua empresa, esse usuário ainda encontra conteúdo relevante, essa será mais uma forma de passar credibilidade e se posicionar como uma autoridade na sua fatia do mercado.

Oferece mais comodidade e otimização do tempo 

Quem não é visto, não é lembrando. É por isso que é tão importante investir na divulgação da sua empresa. No entanto, se você concentra todos esses esforços em ações mais tradicionais, como distribuir panfletos, por exemplo, pode ter muita dor de cabeça, perder muito tempo e ter pouco retorno. 

Manter seu site com informações atualizadas e bastante conteúdo relevante é uma forma poderosa de atrair clientes que buscam por produtos ou serviços que você pode oferecer, ou seja, já estão interessados em comprar. 

Mostre que seu site é uma fonte de referências confiável e insira informações como horário de funcionamento, endereço, como chegar, telefone para contato via Whatsapp (se houver) e que tipo de produtos e serviços sua empresa oferece. Isso fará com que sua loja receba menos ligações de suporte, tenha clientes mais satisfeitos e melhore a eficiência da equipe. 

Gera aumento das vendas 

Se você tem um site relevante, responsivo para dispositivos móveis e constantemente alimentado com conteúdo, o que sua empresa pode esperar é um aumento do número de clientes. Isso acontece porque estar presente no ambiente virtual proporciona mais visibilidade para a sua marca, dando a oportunidade de pessoas que estão além do seu bairro ou cidade conhecer o seu trabalho. 

Mas não é só isso. A produção de conteúdo relacionado ao seu produto ou serviço ajuda sua página a ficar no topo dos resultados de busca do Google. Dessa forma, pessoas interessadas em adquirir seu produto terão fácil acesso às suas informações. 

Caso a venda não tenha sido fechada nesse primeiro contato, o site ainda proporciona a vantagem de rastrear essas pessoas que visitaram sua página e exibir anúncios para que elas se lembrem do seu produto e considerem novamente sua oferta. Essa pode ser uma arma poderosa para clientes que estão pesquisando antes da compra, já que é possível exibir uma oferta mais persuasiva exclusivamente para aquele público. 

Possui excelente custo-benefício

Além de trazer todas as vantagens já mencionadas, o investimento para construir um site institucional é bem baixo quando comparado a outros esforços de divulgação offline. Ao comparar ao retorno que pode trazer, o valor desse investimento fica ainda menor, visto que um site capta novos clientes e fidelizam quem já conhece sua marca, aumentando o faturamento. 

No entanto, cuidado! Procurar pelo serviço mais barato ou acreditar que qualquer um pode fazer uma página na internet é bastante arriscado. As chances são de você fechar negócio com profissionais de pouca credibilidade ou com pessoas pouco capacitadas. Procure por empresas sérias, com boas referências de mercado e uma equipe técnica de confiança. Só assim o seu site vai ser mais uma forma de captar novos clientes, agregar valor e fazer sua empresa crescer. 

O site é a casa da sua empresa e é tão importante quanto o seu espaço físico. Lembre-se que cada pessoa que visita o seu endereço virtual é como se estivesse visitando a sua loja. Se você acha que ela não se sentiria bem em um ambiente com informações confusas, equipamentos ultrapassados e aspecto de abandono, então não deixe que sua página na internet passe essa imagem.

Agora que você já conhece a importância de ter um site para empresa moderno e relevante, não deixe de seguir-nos nas redes sociais para acompanhar mais conteúdos como este! Estamos no Linkedin, Twitter e Facebook.

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