Conteúdo mal escrito, falta de informações importantes e descrições sem padronização, problemas que estão diretamente relacionados ao cadastro de produtos no e-commerce. Quando não realizado com o devido cuidado, é certo que os resultados do negócio serão prejudicados de alguma forma.
É preciso compreender, antes de mais nada, que a qualidade dos cadastros é um fator de muita influência na decisão de compra. Nesse sentido, mais do que apenas garanti-la, não se pode esquecer da importância de escolher um mix de produtos atrativos.
Foi pensando exatamente nisso que preparamos este artigo, para mostrar como otimizar o cadastro de produtos e definir um mix chamativo. Não perca essa leitura em hipótese alguma. Confira!
Cadastro de produtos: o que deve ser levado em consideração?
Vamos aos pontos-chave em relação ao cadastro de produtos:
Categorização
A primeira observação a se fazer é que eles devem ser categorizados com base em uma linha estratégica, procurando facilitar a localização por parte dos clientes. O agrupamento dos produtos deve ser feito em total conformidade com as suas respectivas categorias.
Nomenclatura
A marca, o modelo e as especificações técnicas da mercadoria precisam estar claros e evidentes. Quanto mais completa a nomenclatura dos produtos, maior as suas chances de venda: tenha cuidado com os erros gramaticais e as informações incorretas.
Estilo da descrição
O estilo da descrição também merece o seu destaque. Nesse caso, não há segredo algum, basta manter o mesmo padrão de escrita e organização para todas as descrições.
Imagens
Quando o assunto se refere ao cadastro de produtos, as imagens são indiscutivelmente o fator mais importante. Lembre-se de que no e-commerce não se pode tocar ou provar os itens, apenas visualizá-los pela tela do computador ou smartphone, por exemplo.
Em vista disso, certifique-se de que as imagens sejam de qualidade (tamanho, proporções e resolução) e que apresentem os detalhes (faces/lados) do produto.
Como criar um mix atrativo?
Agora que você já sabe quais são os cuidados quanto ao cadastramento, veja o que é preciso para criar um mix de produtos atrativos:
Entender as necessidades do cliente
O passo mais importante está no entendimento das necessidades do cliente. Tenha em mente que se você não conhecer o seu público-alvo, dificilmente conseguirá agradá-lo com a sua gama de produtos.
Focar no seu core business
Considerando o fato de que você ainda é um pequeno empresário, crie um mix de produtos que pertença ao core business do negócio. Expandi-lo para diversos segmentos não é uma boa ideia: deixe essa "generalização" para os grandes players.
Isso não significa que não se possa trabalhar com uma grande variedade, pelo contrário, ela é mais do que indicada. No entanto, mantenha essa diversidade no seu nicho de atuação. Simples assim.
Observar a concorrência
Tenha os concorrentes sob a sua observação, olhando para eles de modo a descobrir o que estão oferecendo para o mercado. Ao fazer isso, você coletará informações que certamente serão valiosas para o seu mix.
Para concluir, vale repetir que a qualidade do cadastro dos produtos é um fator de muita influência para a decisão de compra. Assegure-se de que essa parte seja bem-feita.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo sobre otimizar o cadastro de produtos no e-commerce. Se sim, compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas também o vejam!