Online x offline: integração garante melhores resultados nas vendas

Online x offline: integração garante melhores resultados nas vendas

Dizem por aí que o cliente tem sempre razão, não é verdade? Como um bom vendedor, você sabe a necessidade de atender às expectativas e necessidades dessa pessoa que é fundamental para o seu negócio. O comportamento dele mudou, e isso exige de você uma mudança de postura, realizando a integração online x offline das suas lojas.

O consumidor atual não se limita mais em adquirir o produto somente na loja física ou virtual. Ele espera uma sinergia entre elas, afinal, vê as duas do mesmo modo que você e os seus funcionários deveriam enxergar: um só negócio. A integração das distintas frentes de operação permite atender o consumidor e, ao mesmo tempo, garantir melhores resultados nas vendas.

A seguir, saiba como a integração online x offline garante os melhores resultados nas vendas.

Olhe o negócio como um todo

Não há motivos para que a operação do seu negócio ocorra em duas frentes distintas, sem a mínima sinergia. É como se você fosse a uma loja física desejando encontrar um produto que está em promoção e, ao chegar lá, se depara com uma realidade diferente. Sempre fica aquela impressão estranha de que não parece ser a mesma empresa.

Fazer com que o consumidor tenha essa percepção em relação ao seu negócio pode prejudicar o desempenho das vendas. Quando não há unidade entre as operações online e offline, a credibilidade do negócio é afetada e é criado uma atmosfera de dúvidas, receios e uma certa desconfiança em relação à marca.

Olhar para o negócio na totalidade possibilita alcançar os benefícios que você sempre desejou, como a melhora nos resultados das vendas. Isso também ajuda a reduzir custos, pois as necessidades da sua operação, independentemente de qual seja, passam a ser as mesmas. Usa-se, por exemplo, o mesmo sistema para gerenciar o negócio.

Promova a integração das equipes

Quando não há integração online x offline, a operação do seu negócio fica dividida de uma tal forma que, sob o olhar de todos, parece que existem duas empresas dentro de uma. As ações não encaixam, os números se contradizem e cria-se uma barreira desnecessária entre os membros das duas equipes.

A integração dos dois braços operacionais promove a união das equipes. Apesar das diferenças existentes, elas também compartilharão os mesmos objetivos e metas. Isso torna mais fácil o diálogo entre todos, afinal, os profissionais estão trabalhando pelos mesmos objetivos.

Isso possibilita que todos direcionem, em conjunto, os esforços para alcançar os resultados esperados pelo negócio. Em vez de focarem em picuinhas, fofocas, especulações ou uma competição desnecessária, os profissionais encontrarão o propósito que guia o seu negócio e batalharão por ele.

Elimine barreiras e aumente as vendas

O empresário que deseja expandir a atuação do seu negócio e aumentar as vendas precisa identificar e eliminar as barreiras que impedem esse crescimento. Sendo assim, torna-se necessário unificar as operações on e offline. Quando elas não trabalham de modo integrado, acabam prejudicando a expansão do negócio.

A integração online x offline possibilita criar a sinergia necessária para o consumidor atual, que deseja soluções rápidas e personalizadas. Desse modo, é possível oferecer a venda online e a retirada, por exemplo, do produto na loja mais próxima. Para tal, você precisa unificar estoques e a operação.

Lembre-se do exemplo que citamos no primeiro tópico. Não há motivos para que o seu negócio opere em duas frentes distintas, sem sinergia. O consumidor que chega à sua loja física e se frustra por não encontrar o mesmo padrão de qualidade, atendimento ou de ofertas pode simplesmente se dirigir ao seu concorrente.

Entenda o comportamento do consumidor

O consumidor atual não tem as mesmas atitudes do passado. Antigamente, era muito comum que fôssemos à zona comercial de nossas cidades em busca dos produtos que desejávamos. Não tínhamos muitas opções, não é verdade? Então, acabávamos nos contentando com o que encontrávamos por lá.

Atualmente, um dispositivo que praticamente todo mundo tem mudou a forma de consumir. Por meio do smartphone, temos acesso a um mundo de informações que nos coloca diante de todas as ofertas possíveis para o que queremos. Dá para comparar preços, saber em qual loja mais perto de casa tem o produto, e até comprar pela internet.

Perceba como essa mudança de comportamento afeta o seu negócio. Se antes você tinha a certeza de que o cliente compraria na sua loja, por ser o único que vende no bairro ou região, hoje ele pode adquirir o produto pela internet e, não raramente, pagar menos por isso. Entender o comportamento do consumidor atual ajuda a identificar a necessidade de integração entre as frentes online e offline do seu negócio.

Um dos modos de entender o comportamento do consumidor se dá pela ajuda de um software de CRM, que significa Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com o cliente. Ele permite o compartilhamento de informações entre as suas equipes de vendas, mantendo o controle dos processos e possibilitando a oferta de soluções cada vez mais personalizadas — de acordo com as necessidades dos clientes.

Complemente as ações de marketing do negócio

Você pode até considerar que a integração online x offline das operações do seu negócio faça com que uma frente canibalize a outra, pois os clientes aproveitariam mais a comodidade de comprar sem sair de casa. Esse é um pensamento equivocado, principalmente se você desconsiderar a possibilidade de complementar as ações de marketing.

Por mais que a operação do seu negócio passe a ser unificada, você ainda terá a oportunidade de criar ações de marketing que sejam específicas de uma das lojas, ou de todas. Um acordo entre a sua empresa e um importante operador logístico de uma determinada região, por exemplo, pode oferecer descontos ou frete grátis para as compras destinadas ao público dela.

O mesmo pode ocorrer nas unidades físicas que estão em locais onde a concorrência lança ofensivas com mais frequência. Dá até para oferecer, por exemplo, cupons de desconto para os clientes que adquirirem produtos no e-commerce e retirarem na loja física mais próxima. Perceba como aumentam as oportunidades de atrair e fidelizar clientes.

Direcione, com mais clareza, as ações rumo aos objetivos

É muito difícil trabalhar com equipes que não atuam em parceria. Entre elas, ficam perdidos os objetivos da empresa. Dá até para compararmos essa situação com um jogo de cabo de guerra, em que cada grupo puxa a corda para o próprio lado. Promover a união online x offline possibilita direcionar todas as ações rumo aos objetivos traçados.

Os números do seu negócio, apesar das diferenças entre eles, passam a ser um só. Isso facilita a identificação de problemas com mais rapidez e, do mesmo modo, as soluções encontradas passam a ser ainda mais precisas. Trabalhar em sinergia propicia o surgimento de um ambiente mais colaborativo e voltado para os resultados.

Como ganhos da integração online x offline, o seu negócio alcança benefícios até mesmo no clima organizacional. Em vez de fofocas, especulações e uma competição desnecessária entre equipes, todos passam a trabalhar pelos mesmos objetivos. Isso facilita tanto a operação quanto a gestão do negócio.

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