O que é SEO Local: saiba como utilizar no seu negócio!

O que é SEO Local: saiba como utilizar no seu negócio!

O que é SEO? 


SEO é a sigla para Search Engine Optimization (que podemos traduzir para “otimização para mecanismos de busca”). É um conjunto de técnicas que ajuda uma página a aparecer melhor posicionada em mecanismos de busca. Melhor posicionada significa, idealmente, na primeira página e, mecanismo de busca, podemos entender como Google, responsável pela maioria das pesquisas que fazemos na internet.
Vamos simplificar assim: SEO é o que você precisa fazer para aparecer no resultado de pesquisa do Google, quando alguém buscar algum termo relacionado ao seu negócio, bem posicionado. 

Vamos trazer um exemplo mais visual, se buscarmos “site rápido em salvador", e esse seria o termo relacionado ao nosso negócio, a Saiteria aparece nos primeiros 4 resultados, da primeira página. 



“Site rápido em salvador” seria a palavra-chave pesquisada para a qual a Saiteria explorou técnicas de SEO que permitiram que ficássemos na primeira página, em vários resultados. Claro que existem outras palavras, mais gerais e estratégicas, mas essas costumam ser mais difíceis de conseguir posicionamento. Você pode buscar palavras menos concorridos e que seja estratégicas para já começar com um bom posicionamento nelas, enquanto melhora seu posicionamento nas palavras mais concorridas. Note que, no exemplo acima, a palavra traz um diferencial competitivo da empresa. O SEO deve estar sempre ligado a sua estratégia e você não precisa focar em concorrer apenas pelas palavras que tem mais volume de busca, podendo usar palavras que atraiam o público que vai se interessar pelo seu diferencial.

Agora você já sabe o que é SEO e se quiser saber algumas dicas de como melhorar seu posicionamento, pode conferir nosso post com 5 dicas para aparecer na primeira página do Google. 

É importante que você tenha em mente que o Google sempre vai querer entregar o resultado mais interessante para o usuário que fez a busca. A sua principal preocupação deve ser trazer um conteúdo relevante para o seu usuário de acordo com o que ele buscou.

Nosso objetivo nesse post é falar sobre o SEO local, mas antes é importante que você entenda o que é o SEO. Se ainda não tiver ficado claro, você pode conferir alguns posts que fizemos sobre o assunto aqui.
 

O que é SEO Local?


São as técnicas de SEO aplicadas para impactar os usuários com interesse em visitar o seu negócio local, seu endereço. Quando o usuário fizer uma busca e tiver a intenção de ir a um estabelecimento que seja o resultado dessa busca, estamos falando de SEO Local.

Alguns exemplos de segmentos que devem explorar isso de forma muito forte são hoteís, bares, restaurantes, cafés, mercados, lojas, salões de beleza. Vamos pensar em uma pessoas que deseja realizar um serviço de manicure, tem pouco tempo e está em um bairro que não conhece muito. Ela precisa saber quais estabelecimentos podem atender essa expectativa e que sejam próximos. Caso ela busque por salão de beleza dentro de uma região específica na busca do Google, poderá encontrar a empresa que aplicou as melhores técnicas de SEO local como primeiro resultado de busca, a chance dela optar por esse estabelecimento é grande.

O SEO Local é focado em uma região específica, buscando possíveis clientes que querem consumir um serviço naquele local. O Google entende que para a pessoa que busca é importante considerar a sua localização e entrega um resultado relevante com base nesse critério.
 

Por que a sua empresa deve aproveitar o SEO Local?


Você pode atrair clientes para o seu estabelecimento sendo descoberto por eles através de busca. Uma situação muito comum, por exemplo, quando alguém se muda para um novo bairro é pesquisar por serviços como padaria, mercado, academia, nas imediações. O público que já mora a algum tempo, mas que resolveu contratar um novo serviço como Pilates e prefere a comodidade de ir andando até o local, pode fazer uma busca por “Pilates (nome do bairro)” e achar o seu negócio. Além disso, os turistas são um forte público que utiliza esse tipo de busca para descobrir locais como restaurantes e opções de lazer em um bairro que estão visitando no momento.

Estudos feitos no exterior apontam que 50% dos consumidores que fazem buscas locais no celular acabam visitando a loja física. Esses números devem ser bem poderosos no Brasil também e a sua empresa precisa aproveitar o SEO Local para atrair mais visitantes.

Não podemos deixar de pontuar, ainda, que o público que vem através de uma busca local tem mais chance de consumir seu produto. Ele pode estar de passagem e não voltar mais ou ele enxerga no seu negócio comodidade.


Como você pode aproveitar o SEO Local?


Você já deve ter percebido que o SEO Local pode te trazer muitas vantagens, mas será que é complicado aplicar essas estratégias? Para noooosaaaa alegria: NÃO! Você consegue, através de ações simples, melhorar seus resultados. Vamos as 3 básicas ações:
 

1. Tenha um site responsivo

Um site responsivo é um site feito pensando também na navegação pelo celular, ele se adapta (responde) quando é acessado pelo celular mostrando o conteúdo da melhor forma para cada dispositivo (celular, tablet, notebook).

Você já deve ter percebido que uma grande parcela do público que vai encontrar sua empresa através das estratégias do SEO local estará em mobilidade, usando o celular. Pesquisas apontam que até 70% dos usuários que fazem buscas locais estão usando celular para realizar suas pesquisas. 

O Google já sinalizou que prioriza mostrar nos resultados de buscas feitas pelo celular sites que estejam adaptados a esse dispositivo.
 

2. Tenha um site que carrega rápido

Vamos considerar três questões aqui:

a) O tempo de carregamento do site é um dos critérios usado pelo Google para te posicionar melhor na busca. Site mais rápido ganha pontos!
b) Seu possível cliente está em mobilidade, possivelmente, com pressa. Ele não vai esperar um site que demoa muito para carregar e vai passar para o próximo link mais perto, o do seu concorrente.
c) A qualidade do pacote de dados em celulares no Brasil não é tão boa. Se além do seu site estar lento, a pessoa estiver  no celular, com uma internet lenta, esse acesso pode ser tornar uma experiência ruim, principalmente se a pessoa estiver com pressa (quem nunca passou por essa raiva?).
 

3. Crie o Google Meu Negócio

Essa ferramenta gratuita do Google permite que as pessoas encontrem o seu Google Maps e outras informações importantes da sua empresa! E o melhor é que essa etapa você mesmo pode (e deve) fazer sem depender de ninguém. Ela ajuda bastante a ser encontrado na primeira página de busca! É fundamental na estratégia de SEO Local e, por isso, faremos um pequeno passo-a-passo para te ajudar (e motivar) a criar agora mesmo o seu:
 
  • Acesse o Google Meu Negócio aqui;
  • Selecione a opção “começar agora” no canto superior direito;
  • Faça login no Gmail (use um endereço de Gmail que você tenha sempre acesso, pois pode precisar fazer edições de dados no futuro e precisará logar novamente com ele);
  • Preencha os dados da sua empresa que a página for solicitando;
  • O Google precisa confirmar que você é mesmo o dono da empresa (já pensou todo mundo podendo criar um perfil com o nome da sua empresa?). Então, ele vai enviar, conforme a opção que você selecionar, um código por SMS para o telefone indicado ou através de uma carta por correio para o endereço indicado (deve chegar em uma ou duas semanas). Quando receber esse código, basta inserir no seu perfil. Seu Google Meu Negócio está criado!
Caso queira um passo-a-passo mais visual de como criar o Google Meu Negócio, criamos esse tutorial para você!

Por fim, segue aqui um pequeno checklist de informações que você não pode esquecer de inserir:

(  ) Faça uma descrição muito boa e objetiva nas primeiras linhas (apenas os primeiros 250 caracteres são mostrados no resultado inicial da busca, apesar da sua descrição poder ter 750 caracteres).
(  ) Use as palavras-chave do se negócio na descrição. Uma boa forma de definir essas palavras é pensando nas que você acha que seu usuário colocará na busca. 
(  ) Coloque uma foto no perfil e as fotos (boas) de fachada, produto/serviço, ambiente interno. Se tiver um vídeo de qualidade também pode usar.
(  ) Preencha os dados: horário de funcionamento e website.
(  ) Deixe as opções de avaliação abertas e acompanhe sempre respondendo, mesmo se houverem comentários negativos. Incentive seus clientes a avaliarem!
Essas avaliações podem definir se o seu cliente vai optar por você mesmo, é importante prestar atenção a isso. Veja como ela aparece no resultado:



Ah, e lembre-se de deixar sempre as informações atualizadas!

Gostou desse post? Tem alguma dúvida se o seu site é responsivo ou como pode melhorar seu SEO Local? Entre em contato com um de nossos consultores através do whatsapp, clicando aqui!
 
 
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