O que é ESSENCIAL ter em um site?

O que é ESSENCIAL ter em um site?

Já aconteceu com você de acessar o Google para pesquisar sobre uma empresa e ela nem sequer ter um site? Além de decepcionante, dá a impressão de pouco profissionalismo, para não dizer descaso.

A imensa maioria das pessoas, quando quer informações sobre uma empresa ou um produto dela, recorre à internet. A primeira coisa que elas procuram é o site institucional. Estão em busca de detalhes, preços, meios de contato, blogs, etc.

Os usuários também esperam um site fácil de navegar, rápido e com um layout responsivo, ou seja, que se adapte à tela em que for exibido. Como hoje se usam mais celulares do que computadores para navegar na web, isso é extremamente importante.

Ao construir um site, o desenvolvedor precisa considerar uma série de fatores que influenciam na qualidade das páginas. Ele deve incluir elementos básicos que, se não estiverem presentes, tornam o site pouco ou nada relevante, além de prejudicar a imagem da organização.

Confira neste artigo os itens essenciais que todo site deve ter. Depois, compare com o da sua empresa e veja se ele está ou não dentro do que se espera hoje em dia.

Elementos essenciais para todos os sites
Não importa o segmento de atuação, é importante lembrar que o site é o cartão de visitas da sua empresa. É a sua identidade na web. Ele precisa contar com uma estrutura profissional, o que envolve definir como o conteúdo vai ser disponibilizado para os visitantes.

A credibilidade da sua empresa tem muito a ver com o seu site. Uma página com um layout ultrapassado ou mesmo mal feito, erros ortográficos e gramaticais, links quebrados e falhas de carregamento prejudicam sua imagem. 

Veja agora o que não pode faltar no seu site.

1. Início ou “home”
A página inicial é a primeira coisa que o visitante verá. Ela é que vai passar a primeira impressão sobre sua empresa. As pessoas geralmente julgam um livro pela capa. Isso nos lembra da importância de uma homepage organizada.

O recomendado é entregar uma página com um visual limpo, atraente e sem exageros. Cores ou imagens em excesso dão a impressão de amadorismo, além de dificultarem a leitura das informações mais importantes.

A navegação deve ser simples, não exigindo mais do que poucos cliques para que o cliente encontre o que está buscando. Deixe claro logo no início qual é o seu negócio, seus produtos e serviços, porque quem procura algo pela internet não quer perder tempo.

2. Carregamento rápido
O excesso de scripts e códigos deixa o carregamento mais lento e tira a paciência dos mais apressados. Imagens muito pesadas e animações também trazem o mesmo prejuízo. Já um código limpo, sem tags desnecessárias, tem o efeito contrário: otimiza o tempo de carregamento e estimula o usuário a ficar mais tempo na página.

A velocidade de carregamento é um fator que o Google leva muito em conta. Na hora de exibir os resultados de uma pesquisa, ele coloca nas primeiras posições os sites mais rápidos.
Algumas coisas podem ser feitas para melhorar a velocidade do site:

revisão do código: procure reduzi-lo, retirando o que for desnecessário, eliminando espaços em branco e usando programas para compactação;

habilitação do cache: é uma cópia da última visualização da página, que fica armazenada em um arquivo específico no servidor. Assim, o site não precisa ser carregado do zero toda vez que o mesmo usuário a acessar.

hospedagem: o site deve estar armazenado em um servidor potente. Por isso, contrate um serviço de qualidade reconhecida no mercado, de preferência com servidor dedicado, ou seja, uma máquina que dedica toda a capacidade de processamento só para o seu site.

3. Arquitetura da informação
A forma como o conteúdo será distribuído deve seguir algumas técnicas. Esse método é chamado de arquitetura da informação. Por meio dela, os elementos precisam ser colocados de maneira que alguém que visite o site pela primeira vez não sinta dificuldade na navegação.

A página precisa ser intuitiva para quem vem de fora. Do ponto de vista do desenvolvedor e do empreendedor as informações parecem estar bem claras porque conhecem o negócio. Mas é preciso pensar no visitante. Será que ele não vai achar a distribuição do texto e das imagens confusa?

Se o internauta achar muito difícil de navegar, ele perde a paciência e volta ao Google e procura outra empresa que oferece o mesmo produto.

4. Quem somos
A seção “Quem somos” ou “Sobre nós” parece não ter muita relevância para a maioria das pessoas. Mas ela tem uma função nobre: construir um relacionamento de confiança com o consumidor.

Os mais cautelosos não vão simplesmente fechar um negócio com uma empresa sem ao menos conhecer um pouco do que ela faz e da história dela. Na página, é recomendável contar como a marca surgiu, quem compõe a equipe, as atividades que desenvolve, prêmios e reconhecimentos. Tudo isso serve para deixar o cliente mais próximo de você.

5. Os produtos e serviços
Esse espaço deve ser usado de forma criativa: aqui é que vai ser mostrado o que você faz de melhor. Podem ser acrescentados, mas sem exageros, textos, imagens e vídeos especialmente produzidos para essa seção.

Uma coisa interessante que pode ser apresentada são depoimentos de clientes satisfeitos. Use o ponto de vista deles a seu favor. Crie também boas descrições dos seus produtos. Elas precisam ser claras e informativas e devem refletir a realidade, porque o consumidor de hoje está bem exigente. 

6. SEO (sigla em inglês para “Otimização para motores de busca”)
Toda empresa deseja ser encontrada pelo Google e de preferência logo no topo das páginas de resultados. O problema é que a concorrência é grande e, por isso, o Google definiu certas políticas para determinar quem merece aparecer na primeira página e quem não.

Otimizar para motores de busca significa usar táticas para fazer com que os robôs do Google e de outros mecanismos de busca, ao ler um site, verifiquem se ele possui os requisitos: velocidade, plataforma usada, relevância, formato de arquivos, conteúdos, palavras-chave e responsividade. 

São muitos os critérios que o Google estabelece. Atualmente, o número passa de 200. O objetivo é entregar ao visitante a melhor experiência de navegação possível.

7. Responsividade
Um site responsivo é aquele que se adapta automaticamente ao tamanho da tela em que é exibido. Ou seja, não importa o dispositivo pelo qual ele está sendo acessado, ele precisa se adequar, sem prejuízo dos elementos da página, como menus, imagens etc.

De acordo com a Anatel, mais de 98% dos domicílios acessam a Internet por meio de dispositivos móveis. Então, toda atividade que o visitante executa na web precisa ser possível pelo celular, além do computador tradicional.

Hoje, se fala em Mobile First. É uma técnica que consiste em desenvolver o site pensando primeiramente na experiência dos usuários de smartphones. Esse método e também o da responsividade são fundamentais agora.

8. Informações de contato
Caso um possível cliente esteja interessado em seu produto ou um consumidor efetivo precise de um suporte, é bom que ele saiba como contatar sua empresa. E não há melhor lugar para essa informação do que no próprio site.

Geralmente eles ficam como um menu, ou um link na parte inferior da página. Nesse último caso, prepare uma página específica para as informações de contato. É possível usar um formulário, para incentivar o visitante a deixar uma mensagem, facilitando a comunicação.Isso sem falar nos chatbots, que são uma ótima opção.

A clareza em dispor as informações de contato revela o quanto sua empresa se preocupa em resolver questões diretamente com o cliente. A falta dos meios de contato passa a impressão de irresponsabilidade e pouco interesse nos clientes.

9. Blog
O blog, além de transmitir conteúdo informativo, é uma “isca” para que seu site seja encontrado. Ele funciona como uma central de conteúdo em forma de textos, infográficos e vídeos, dentre outros recursos. Deve servir como um diferencial, atraindo os visitantes que buscam conteúdos variados, sem necessariamente estarem pensando em adquirir um produto.

Assim, o blog poderá direcionar o visitante até a página principal, apresentando os produtos e serviços da empresa. O algoritmo do Google, ao escanear o blog, deve encontrar relevância, para que ele o posicione bem. Por isso, as técnicas de SEO precisam ser aplicadas nessas páginas.

10. Integração com as redes sociais
Uma das maneiras mais populares de se buscar informação sobre uma empresa é através das redes sociais, em especial o Instagram. Elas mudaram a forma de cliente e empresa se relacionarem. Então, inclua no seu site os links para os perfis nas redes sociais.

Ter um perfil nas redes sociais é importante para ganhar visibilidade, afinal são milhões de pessoas que acessam o Instagram, por exemplo, todo dia. Também fica fácil para os usuários compartilharem com amigos e conhecidos o seu conteúdo.

11. FAQ (sigla em inglês para “dúvidas frequentes”)
Os sites podem contar com uma seção que responde às perguntas mais comuns sobre certos produtos ou serviços. O objetivo é agilizar a solução de dúvidas que podem surgir na maioria das vezes. 

Por exemplo, você já pode responder questões sobre como comprar, quais os cartões aceitos, entrega, prazos, devoluções etc. Elabore uma lista com todas as dúvidas mais previsíveis e as explicações.

12. Suporte
Criar uma página com opções de suporte é especialmente útil se o seu produto é um eletrônico, de informática ou telefonia. É recomendável que ela conte com um sistema de chat e formulários para agilizar a comunicação.

O suporte, junto com as informações de contato, são informações imprescindíveis para o visitante. Procure responder aos clientes o mais rápido possível, porque a última coisa que eles querem é perder tempo.

13.Foco em resultados
Implantar os métodos de SEO no site traz bons resultados em termos de números, mas isso sem focar em resultados não adianta muito. Afinal, este é o requisito mais importante para gerar uma boa experiência para o usuário.

Se um site não gera bons resultados, isso significa que certos elementos precisam ser aprimorados, a fim de que os usuários estejam convencidos da sua segurança, que aliás, é um dos principais obstáculos para sites de e-commerce.

Uma boa maneira de melhorar os seus resultados é facilitar a navegação e torná-la intuitiva, de forma que os visitantes consigam rapidamente compreender o conteúdo e encontrar o que desejam sem dificuldade.

14. Layout atualizado
A aparência de uma casa não precisa ser a mesma por décadas. Pode haver mudanças na fachada, na cor das paredes etc. O mesmo se aplica aos sites, que são a casa da empresa na Internet.

Com o tempo, alguns layouts vão deixando de ser adequados e novos vão surgindo e ganhando espaço. Então, procure modernizar o seu layout, acompanhando as tendências. Para isso, procure pesquisar os sites dos concorrentes e de outras empresas renomadas no seu segmento.

15. Fácil atualização
Um bom site não é estático. Sempre existe a necessidade de modificar o conteúdo, adicionando textos no blog, novas imagens e vídeos. Principalmente no caso de um e-commerce, quando um produto se esgota ou chegam novos, ele precisa ser atualizado.

Essa precisa ser uma tarefa fácil e rápida. Várias plataformas permitem alterações pela própria empresa, mesmo que não haja ninguém com muito conhecimento técnico, por meio de um painel de controle intuitivo. Ele gerencia o conteúdo, proporcionando autonomia e otimizando o tempo.

16. Domínio próprio
Uma presença digital de valor exige credibilidade, profissionalismo e precisa transmitir segurança ao cliente. Por isso, é imprescindível que o domínio, ou endereço do site, não seja vinculado a uma plataforma de desenvolvimento.

Se o site for desenvolvido numa plataforma gratuita, ele receberá o domínio no formato https://www.nomedasuaempresa.nomedaplataforma.com.br, ou outra terminação. Agora, ao investir em um domínio próprio, só a sua marca vai constar.

A verdade é que o investimento em um domínio próprio é relativamente baixo. Por isso, é inadmissível que uma empresa que persegue grandes resultados não contar sequer com um nome particular. Os domínios são únicos e registrados, o que protege sua marca na web. Deve ser um nome fácil, porque é o que o usuário vai digitar na barra de endereços.

Quase todo tipo de pessoa hoje navega na internet, desde usuários avançados até os que não tem familiaridade com tecnologias. Então, esses são os elementos essenciais que todo site deve ter, porque o objetivo final é que o usuário tenha uma excelente experiência de navegação. 

Tudo tem que ser pensado para ele. Portanto, é importante que ele seja agradável de navegar, com carregamento veloz e conteúdo de qualidade.
 

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