O marketing digital é o caminho para PME

O marketing digital é o caminho para PME

Se você ainda duvida do potencial do marketing digital, é preciso conhecer alguns fatos atuais sobre o papel dele nas empresas. É bem provável que o seu conceito comece a mudar depois.
 
Segundo a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”, de 2021, 94% das empresas participantes afirmaram escolher o marketing digital como estratégia de crescimento. O mesmo levantamento revela que apenas 5,5% das empresas entrevistadas continuam divulgando as marcas exclusivamente por meio de eventos e ações de publicidade convencionais.
 
Outro estudo, do CENP Meios, aponta que o marketing digital continuará crescendo em alta velocidade nos próximos anos. Em 2022, os investimentos superaram 70%, nível muito próximo ao recorde quebrado em 2021, de 74%.
 
Ao final deste conteúdo, você entenderá que o caminho para as pequenas e médias empresas é o marketing digital, porque ele abre espaço para a marca em um meio em que bilhões de pessoas estão presentes todo dia.

Estratégias do marketing digital
Saiba quais são as principais formas de ação do marketing digital e veja se a sua marca já está adotando alguma delas.
 
Técnicas de ranqueamento
Ranqueamento é um termo que se refere ao posicionamento de um site na página de resultados do Google. É claro que quanto mais no início da lista, maiores as chances do site ser visitado, afinal, muito dificilmente alguém vai procurar os resultados na página 2. Quem está buscando uma informação quer encontrar rápido, logo de cara.
 
No entanto, aparecer logo nas primeiras posições não é tão simples assim. O desenvolvedor deve aplicar as técnicas de SEO para obter uma posição privilegiada. Dentre elas, estão um conteúdo relevante e uma boa escolha de palavras-chave. Essas características dão autoridade e reputação ao site, o que fará com que ele ganhe ainda mais posições.
 
Automação
Uma qualidade fundamental do marketing digital é a agilidade. As ações precisam ocorrer de forma rápida mas com resultados. Assim, os processos manuais perdem espaço para os automatizados, cada vez mais necessários.
 
Como exemplo, temos o e-mail marketing, que aumenta a velocidade e o alcance da publicidade por estabelecer um canal de comunicação com o cliente. Mas, para ir além das tradicionais mensagens, ou mesmo para usar de forma eficiente esse recurso, existem as ferramentas de automação, com os autoresponders, as listas dinâmicas e o workflow.
 
 
Publicidade nas redes sociais
As redes sociais se tornaram um dos campos mais férteis para vendas, uma vez que elas são frequentadas por bilhões todos os dias e a qualquer momento. Grande parte dos consumidores já prefere se comunicar com as empresas apenas pelo Instagram ou pelo Twitter, por exemplo.
 
Uma vantagem de exercer o marketing digital nas redes sociais é que elas, por natureza, ajudam a segmentar o público, o que torna mais fácil escolher o perfil de cliente ideal, arredondando as estratégias para oferecer o produto certo para as pessoas certas.
 
Avalie a segmentação da sua marca para estabelecer uma relação certeira com o cliente. Dessa maneira, a marca é lembrada e se torna fácil a comunicação com ela.
 
Não são poucas as empresas que têm certa dificuldade em determinar o orçamento destinado à publicidade. Realmente pode ser uma tarefa complicada, pois depende de uma série de fatores, entre estes a situação atual da empresa. Uma vantagem do marketing através das redes sociais é exatamente o custo. Ele é mais barato que o veiculado em mídias fora do mundo digital.
 
Contudo, é imprescindível que cada empresa faça uma análise dentro das suas possibilidades financeiras e, com isso, estipule quais projetos ou ações devem ser executados.
 
Conteúdo
O estudo “Content Trends" revelou que quase 64% das empresas entrevistadas já apostaram em marketing de conteúdo. Entre o restante, 56,9% afirmaram que ainda não investiram nessa estratégia simplesmente por não saberem como fazer.
 
Mas esse número tende a reduzir. O marketing de conteúdo já é uma dos métodos mais usados nos últimos tempos, porque gera resultados satisfatórios em um tempo relativamente curto.
 
O marketing de conteúdo serve a vários objetivos. O principal desses objetivos é informar e trazer conhecimento ao público, para que o processo de decisão pela aquisição do produto seja mais curto e simples. Quando o consumidor sabe o que quer, tende a não hesitar em adquirir o produto ou serviço. Isso significa mais conversões, mais vendas e faturamento.
 
Uma das principais ferramentas do marketing de conteúdo são os blogs. Com textos relevantes e informativos, as pequenas e médias empresas têm a chance de alcançar boas posições nos resultados de busca.
 
Inbound (atração)
A ideia do inbound marketing é a criação de conteúdo de qualidade para determinado público alvo. É o marketing de atração, quer dizer, ele vai ser usado como chamariz. O objetivo é educar e ao mesmo tempo começar a implantar a ideia que vai levar à aquisição.
 
As empresas, ao usar essa tática, evitam forçar a venda do produto sem uma contrapartida. O inbound tenta ganhar o interesse do consumidor, antes de tudo. Ele dá primazia ao relacionamento positivo com o cliente, tendo como alvo a fidelização. É necessário entender o perfil e as necessidades dele, em um esforço de se manter próximo.
 
O inbound exige versatilidade e conexão constante com o cliente, e, para isso, é preciso estar antenado ao comportamento do consumidor moderno - que está sempre mudando - já que hoje a gama de produtos oferecidos e a concorrência são muito grandes, o que facilmente pode distraí-lo.
 
SEO
Essa é a sigla em inglês para Otimização para Motores de Busca. É uma técnica que torna mais fácil para o Google encontrar e colocar nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. Obviamente, quanto mais perto do topo da lista, maior a chance de ser visitado, já que raramente alguém visita a “página 2 do Google”, ou nem mesmo desce até o fim da primeira.
 
A mais eficaz das maneiras de destacar o site é por meio das palavras-chave. São os termos mais prováveis que os usuários vão digitar no campo de busca. Essas palavras precisam ser colocadas por todo o site, em especial, nos blogs que fazem parte das ferramentas de marketing de conteúdo, excelente para as pequenas e médias empresas.
 
Segundo o próprio Google, hoje em dia, mais da metade das buscas são feitas por voz, em especial nos dispositivos móveis. Os usuários têm percebido que a pesquisa se torna mais rápida e prática. Portanto, ao considerar as palavras-chave a serem usadas no desenvolvimento do site, é bom lembrar disso.

Como se beneficiar do crescimento do marketing digital
Um dos fatores que fez o marketing digital se expandir foi a pandemia. Apesar de ter provocado graves consequências à saúde mundial, nesse momento, alterou-se também o comportamento do consumidor, o qual foi obrigado a se adaptar a novas circunstâncias. Muita gente que afirmava não ter familiaridade com o comércio on-line se viu obrigada a aprender e agora não pretende parar.
 
Assim, entenda como sua empresa pode aproveitar essa onda de crescimento:
 
Estimulando uma nova forma de pensar
A equipe de colaboradores precisa vestir a camisa da transformação digital. Isso significa promover uma mentalidade que promova a agilidade. Para isso, o ambiente deve ser mais colaborativo, em que as estratégias podem mudar rápido, acompanhando a velocidade das exigências do cliente.
 
Considerando as métricas
Mensurar o desempenho das campanhas de marketing é necessário para todos os tamanhos de empresas. Para as PME, é uma importante forma de se situar quanto às estratégias.
 
Os especialistas em marketing digital devem introduzir o marketing orientado por dados nas empresas. Para ajudar, existem ferramentas como o Analytics, que fornecem dados úteis para decidir se elas devem ser mantidas ou modificadas.
 
Testando e alterando
As estratégias de marketing digital não devem ser estáticas e de longo prazo. Como já dito, o comportamento do consumidor é dinâmico. Assim, nenhuma das técnicas está isenta de falhas, sejam totais ou parciais.
 
As táticas que não mudam impedem o êxito do marketing. Por isso, as equipes precisam estar dispostas à tentativa e ao erro até atingir os resultados desejados.
 
Estabelecendo metas mais tangíveis
Os objetivos das campanhas precisam ser definidos previamente. Aliás, é um dos primeiros itens a considerar antes de elaborar as estratégias. Porém, o caminho até a obtenção dos frutos é longo. Por isso, é razoável dividi-lo em pequenas metas. Isso vai motivar a equipe a sempre correr atrás do próximo resultado. Isso é aproveitar o crescimento do marketing digital.
 
Dando atenção ao que o cliente quer
As ferramentas de análise tornam mais fácil entender se as estratégias estão dando certo ou não. Agora, para complementar essas informações, não se esqueça que o foco do marketing digital é sempre o cliente. Ao interpretar os dados fornecidos pelo sistema, procure entender de que maneira eles retratam a necessidade do consumidor.
 
Por exemplo, se de acordo com o que o Analytics mostra, o cliente tem passado pouco tempo visitando o seu site, será que a navegação não está complicada? Ou será que os produtos que você está oferecendo estão de acordo com o seu público? A ideia é sempre resolver as dores dele.

Capacitando o time
A organização, com seus diferentes setores, precisa estar “na mesma página”, isto é, deve haver cooperação. O ideal é que todos os colaboradores conheçam pelo menos um pouco dos outros setores. Assim fica mais fácil que uma seção entregue à outra o que ela precisa para desempenhar sua função.
 
Os planos inflexíveis e que duram demais não combinam com o marketing digital. E um número cada vez maior de empresas já está entendendo isso, o que pode dificultar sobreviver à concorrência. Por isso, as PMEs jamais podem deixar o treinamento da equipe em segundo plano.

Por que investir no marketing digital?
Pesquisas conceituadas no mercado da publicidade, como o “Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário”, revelam há bastante tempo que o investimento financeiro em mídia digital está aumentando. E isso abrange as diversas novidades no meio tecnológico, como o metaverso, a inteligência artificial e a internet das coisas.
 
Atualmente, algumas das técnicas que mais dão resultado são as seguintes:

  •  e-mail marketing
  • otimização para o Google
  • anúncios em redes sociais
  • vídeos patrocinados no YouTube 
O marketing digital influencia grandemente o crescimento da empresa porque está ligada diretamente às vendas. Porém, é preciso analisar uma série de informações e resultados de pesquisas de mercado para a empresa decidir quanta verba vai direcionar para a publicidade on-line. Essa é uma decisão que vai depender muito do momento em que a organização vive e dos objetivos que ela pretende. Confira agora as razões que levam as PMEs a investirem em marketing digital:
 
Consumidor digital
Os consumidores trouxeram os seus hábitos para o mundo virtual. Seja para adquirir ou só para admirar as “vitrines”, ele usa o seu smartphone ou computador. Aliás, já existem diversas pesquisas que apontam os dispositivos móveis como as ferramentas mais usadas para fazer compras on-line.
 
Investimento menor
O dinheiro que as PMEs investem no marketing digital faz bastante diferença nos resultados. Entretanto, isso não é motivo para deixar de apostar nele. E uma das principais razões é que o aporte financeiro para a publicidade on-line é muito menor do que nas mídias tradicionais. Além disso, é mais rápido colocar em prática as mudanças estratégicas quando necessárias.
 
Diversidade de canais
Os principais meios que as pequenas e médias empresas podem usar para praticar o marketing digital são: o e-mail marketing, que explica os benefícios que o consumidor pode ter, incentivando novas aquisições; os SMS; as redes sociais; os anúncios patrocinados; e os métodos de SEO aplicados ao site.
 
Utilização do Google
Ele é o buscador que mais de 98% da população mundial usa. A grande maioria nem sabe da existência de outros mecanismos. Assim sendo, os Ads são extremamente poderosos. É o primeiro passo que o usuário vai dar ao executar uma pesquisa. Investir em um anúncio pago no Google amplifica as visitas e as vendas.
 
Então, por todas essas razões que você viu aqui, o caminho para as PMEs está mesmo no marketing digital. É preciso planejamento, mas é o que a situação atual exige. Essa é a melhor maneira de divulgar seu produto, desde que as estratégias sejam bem aplicadas e os resultados sempre medidos.

 
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