Antes de falarmos sobre marketing de conteúdo, precisamos definir para quem vamos falar. Quem é o seu cliente? Como ele se comporta durante o dia? O que gosta de fazer? Quais as suas necessidades? Estas perguntas são importantes para iniciarmos nosso planejamento de conteúdo. Lembre-se, o marketing de conteúdo faz parte da estratégia da empresa e visa, através do relacionamento, engajamento, retenção e um retorno lucrativo.
Vamos por etapas e definir o passo a passo para você iniciar sua estratégia de conteúdo.
Vamos por etapas e definir o passo a passo para você iniciar sua estratégia de conteúdo.
1. Para quem vamos falar?
Podemos criar uma ‘persona’ e contar uma breve história sobre sua vida. Lembre-se que este modelo não é fixo, você pode acrescentar dados que considere importante.
Podemos criar uma ‘persona’ e contar uma breve história sobre sua vida. Lembre-se que este modelo não é fixo, você pode acrescentar dados que considere importante.
a)Geral
i.quantos anos tem esta pessoa?
ii.tem filhos?
iii.Qual o grau de escolaridade?
iv.Onde mora?
v.É casada
vi.Qual o seu trabalho?
b)Hobbies
i.O que faz no tempo livre?
c)Necessidades e desejos
i.Como esta pessoa gostaria de obter as informações no seu dia a dia?
ii.Qual o tempo disponível para a busca de informações
iii.Qual o meio preferido? Internet? Redes sociais? Jornal?
Metasi.O que deseja para a carreira?
ii.E para a família?
d)Barreiras
i.tempo?
ii.Família?
iii.Emprego?
e)Nome: dê um nome para esta ‘persona’ é para ela que você vai criar a sua comunicação
Abaixo, o exemplo da persona da Saiteria:
Geral
- 33 anos
- Tem 2 filhos
- É pós-graduado em administração
- Mora em salvador
- Casado a 8 anos
- Microempresário
Hobbies
- Gosta de cinema
- Frequenta academia 3 vezes por semana
- Sair com amigos uma vez por semana
- Futebol
- Viagem em família
Necessidades e desejosx
- Como microempresário, tem multifunções na empresa. Precisa de informações rápidas e práticas.
- Busca informações com amigos através de redes sociais e artigos curtos na internet
Metas
- Deseja ter estabilidade para poder ter mais tempo com a família
- Ampliar a gama de clientes para sua empresa
Barreiras
- Pouco tempo para estudos e aprimoramentos
- Divide com a esposa o cuidado da casa/filhos
- Pouca verba para marketing, precisa ele mesmo gerenciar as ações
Nome: Roberto Brito
2. O que vamos falar com esta pessoa?
2. O que vamos falar com esta pessoa?
- Quais as vontades e necessidades do seu público?
- O que eles desejam de informação ?
Mais uma vez seguindo o exemplo da Saiteria, todo conteúdo é construído com foco em seu público (sua persona).
- Dicas de empreendedorismo e mercado
- Dicas de marketing
- Funcionalidades dos produtos
3. Como e por onde falaremos?
a) Qual o formato do conteúdo
a) Qual o formato do conteúdo
- Blog
- Artigo
- Fotos
- Lista
- Quiz
- Infográficos
- Vídeos
- Podcasts
- Estudo de caso
Identificamos que a ‘persona’ que estamos usando como exemplo é alguém que busca informações na internet, porém não tem tempo disponível. Com isso, suas principais ações de conteúdo são:
- Blog (conteúdo sobre mercado e produtos)
2. Foto (com dicas rápidas)
3. Infográficos
4. E-books (para baixar esse exemplo clique aqui)
O Marketing de Conteúdo aproxima o público da empresa e é um relacionamento de troca. Você fornece algo que seu cliente deseja e, em troca, ele se envolve com sua empresa, consumindo seu conteúdo, compartilhando, comentando e reforçando a sua autoridade no assunto.
Pensando no seu público, no que desejam saber e por onde terão acesso a esta informação, você tem tudo para produzir um conteúdo memorável.
3. Infográficos
4. E-books (para baixar esse exemplo clique aqui)
O Marketing de Conteúdo aproxima o público da empresa e é um relacionamento de troca. Você fornece algo que seu cliente deseja e, em troca, ele se envolve com sua empresa, consumindo seu conteúdo, compartilhando, comentando e reforçando a sua autoridade no assunto.
Pensando no seu público, no que desejam saber e por onde terão acesso a esta informação, você tem tudo para produzir um conteúdo memorável.