Saber o que os seus potenciais clientes querem e de que forma os seus concorrentes estão atuando é essencial para qualquer negócio prosperar. Como andam as suas análises de inteligência de mercado? Se você ainda não faz isso com regularidade, pode perder um espaço em seu segmento que será difícil de recuperar. Então, comece a agir o quanto antes.
Hoje em dia, não basta apenas ter um preço competitivo e um produto de qualidade. É necessário agir de maneira estratégica, levando em conta as oportunidades disponíveis no meio em que sua marca está inserida. O papel da inteligência de mercado é oferecer as informações estratégicas de que você precisa para acertar em suas decisões.
Não se trata apenas de saber mais sobre seus concorrentes (isso seria o caso da inteligência competitiva). A inteligência de mercado vai além disso e proporciona dados sobre todos os outros aspectos da sua atuação de forma que ficam claros os pontos que necessitam de ajustes e as oportunidades que podem ser aproveitadas.
Veja abaixo os 4 principais passos que você precisa considerar para trabalhar com inteligência de mercado:
Conheça bem seu negócio
A inteligência de mercado somente traz benefícios se você souber quais tipos de informação captar. Para isso, é necessário conhecer bem a sua empresa e as características dela. Cada negócio é diferente, portanto, tem valores distintos que podem tirar de tal análise.
Por exemplo, não faria sentido para empresas que vendem serviços de assinatura buscar inteligência de mercado em segmentos que têm outro modelo de cobrança. É necessário considerar a sua posição e buscar informações equivalentes.
Use ferramentas inteligentes
A captação de dados de inteligência de mercado não pode e nem deve ser feita manualmente. Você precisa contar com os recursos adequados para fazer esse trabalho e entregar as informações de que a sua empresa necessita.
Com o fortalecimento da tendência do Big Data, existem cada vez mais opções disponíveis nesse mercado. Considere quais são as suas necessidades e opte pela melhor. Soluções que se integram aos seus sistemas e usam inteligência artificial são particularmente valiosas.
Garanta qualidade nos dados
Não basta ter acesso a dados ricos, eles também precisam ser adequados. A sua estratégia desenvolvida a partir da inteligência de mercado poderá sofrer muito se suas informações estiverem incorretas.
Além de garantir que as ferramentas contratadas para captar os dados tenham qualidade, também é necessário contar com os esforços certos para avaliá-los em sua empresa. Um time de data quality é essencial para ter eficiência nessa área.
Aprenda cada vez mais
Ao captar dados de inteligência de mercado, você precisa aprender com eles e tomar as decisões para alavancar o seu sucesso. De nada adianta ter acesso a uma riqueza de informações sem agir diante delas.
Procure detectar padrões e tendências que possam trazer vantagens a você. Aprenda mais a respeito do comportamento e das preferências dos seus clientes para acertar no futuro. Ao ter um conhecimento aprofundado sobre a sua área, fica mais fácil planejar ações melhores.
A inteligência de mercado tem o potencial de apontar os rumos que você precisa seguir com o seu negócio para tomar decisões mais estratégicas e encontrar oportunidades valiosas no dia a dia. Para isso, é necessário investir adequadamente nesse recurso e manter sua implementação em plena evolução. Conte com uma boa solução para captar seus dados e nunca deixe de aprender com as informações adquiridas.
De que formas você pretende usar a inteligência de mercado para se destacar? Conte para nós no espaço de comentários!