Google Adwords ou Facebook Ads: qual escolher?

Google Adwords ou Facebook Ads: qual escolher?

Executar uma estratégia de marketing com acesso a dados extremamente mensuráveis é o sonho de qualquer empresa, certo?

Com o avanço da tecnologia disponível na rede é possível estruturar um plano com base em índices e métricas, o que permite abordagens crescentes, com resultados palpáveis e relatórios completos.

Neste artigo falaremos sobre duas das mais conhecidas ferramentas de identificação e retenção de demanda por meio de anúncios pagos. Também descobriremos de que forma Google Adwords ou Facebook Ads são capazes de potencializar resultados. Confira!

Definições

Para que seja possível definir Google Adwords ou Facebook Ads como ferramentas ideais para uma campanha de Marketing Digital, é preciso conhecer cada uma delas.

Google Adwords

Lançado como uma estratégia pioneira no mercado, o Google Adwords é a ferramenta de anúncios do Google.

O Google define sua plataforma como sendo uma possibilidade de “eliminar as adivinhações da publicidade”, oferecendo conteúdo a quem, de fato, o está buscando e analisando o desempenho de cada um dos anúncios com base em uma série de indicadores.

O Adwords permite a veiculação de anúncios em formato de texto, vídeo ou imagem de forma simples, somados a uma série de outras aplicações: determinação do alcance geográfico, customização orçamentária e uso de ferramentas adicionais para potencializar resultados.

Mais à frente falaremos um pouco mais sobre as funcionalidades desse recurso.

Facebook Ads

Com uma vasta gama de possibilidades de formatos para anúncios, o Facebook Ads é o sistema de veiculação de mídia paga da maior rede social do mundo.

Seu objetivo, conforme divulgado em sua página voltada aos negócios, é conectar empresas com pessoas, impulsionando o desempenho do negócio.

Diferente do Adwords, que oferece conteúdo a quem já demonstrou interesse nele, o Facebook Ads tem como diferencial oferecer material a quem a empresa julga estratégico, uma vez que a definição de público-alvo é uma das grandes funcionalidades desse mecanismo.

Funcionalidades

Se você quer descobrir se Google Adwords ou Facebook Ads apresentam funcionalidades específicas para o seu negócio de marketing digital, fique de olho nas informações abaixo!

Funcionalidades do Google Adwords

Vamos agora falar mais detalhadamente sobre algumas das funcionalidades que fazem do Google Adwords uma boa estratégia de otimização de vendas.

1. Segmentação

Para otimizar os resultados, o Google Adwords oferece um grande leque de possibilidades de segmentação de anúncios.

É possível, por exemplo, segmentar, na Pesquisa Google, um anúncio por palavras-chave, local ou idioma de destino, público-alvo e até pelo tipo de dispositivo utilizado pelo usuário.

Além dessas opções, o Adwords permite também a segmentação por tópicos, canal (no caso de anúncios veiculados no YouTube), região e até contexto (com a veiculação do anúncio associado às páginas qualificadas do mesmo segmento).

Segmentar o anúncio é fundamental para garantir que o material oferecido pela empresa seja acessado por quem, de fato, é um consumidor em potencial.  

2. Acompanhamento e análise de resultados

Já pensou poder acompanhar o andamento de suas campanhas veiculadas, sabendo quanto foi gasto e como os alvos estão sendo impactados? Pois, em campanhas de Adwords, isso é possível.

Uma das mais utilizadas ferramentas de acompanhamento e análise de resultados é o Google Analytics. Ela é fornecida gratuitamente pelo Google, e possibilita o acompanhamento do desempenho e a mensuração de resultados de campanhas de Adwords, considerando uma série de variáveis.

3. Orçamento flexível ou pré-determinado

O Google Adwords permite que a empresa selecione a forma ideal de cobrança por sua veiculação: Custo por Clique (CPC), na qual cada clique no anúncio é tributado, e o Custo por Mil (COM), em que o débito é feito com base no número de exibições do anúncio nas pesquisas do usuário.

A flexibilização do orçamento possibilita o uso gradual da ferramenta, acrescentando verba na medida em que o resultado for sendo percebido, além de uma atuação variável, que pode ser mais ou menos agressiva de acordo com o valor estipulado pela empresa para a veiculação de anúncios.

Funcionalidades do Facebook Ads

O Facebook Ads também apresenta funcionalidades que o tornam uma estratégia diferenciada para o alcance do público-alvo.

1. Atração de potenciais clientes

Funcionando como uma espécie de “topo de funil”, o anúncio no Facebook Ads é capaz de despertar no potencial cliente a consciência de que aquele serviço lhe é necessário.

Para tal, é importante trabalhar muito bem a segmentação de público e o formato do anúncio veiculado, para garantir que ele se destaque diante do usuário e não passe por ele sem despertar interesse.

2. Consolidação da marca na rede

Estar visível para o usuário também é uma forma de consolidação do negócio na rede. Um anúncio pode, inclusive, ser projetado para gerar reconhecimento de marca, apresentando-se de forma mais emocional e com foco no que é importante para a empresa.

3. Valor acessível

Uma publicação patrocinada pelo Facebook agrega alcance, independentemente do valor investido. É claro que esse alcance é diretamente proporcional ao montante dedicado àquela publicação, mas é possível sentir a diferença no desempenho de uma publicação mesmo com um aporte mínimo.

O período de funcionamento de uma campanha também pode ser decidido pelo usuário com base no valor investido. Um anúncio pode ser pausado ou reiniciado de acordo com a disponibilidade de verba.

Como escolher entre Google Adwords ou Facebook Ads

Como vimos acima, Google Adwords e Facebook Ads são ferramentas importantíssimas para alavancar um plano de ação digital. Cada um à sua maneira, ambos são capazes de trazer resultados palpáveis a seu negócio. Podemos resumir a atuação das ferramentas dessa forma:

Partindo do pressuposto de que quem busca algo já está alguns passos à frente na jornada de compra, o Google Adwords é uma ferramenta indispensável para “fisgar” clientes em momentos decisivos do processo de venda.

Já o Facebook Ads é ideal para captar potenciais clientes, cativá-los, cultivá-los e aproximá-los da etapa final do funil de vendas.

Dessa maneira, podemos dizer que o ideal é trabalhar ambas as ferramentas em conjunto, aproveitando, de cada uma, sua qualidade principal. Agora você já sabe como escolher entre Google Adwords ou Facebook Ads em todos os momentos de sua estratégia de marketing digital!

Que tal ampliar ainda mais seu conhecimento e descobrir como a tecnologia pode trazer clientes ao seu negócio de forma efetiva?

Busca
Últimos Posts
Siga Nossas Redes