Nos últimos anos, as redes sociais invadiram o mercado e transformaram totalmente a dinâmica das relações entre consumidor e vendedor. Por conta disso, a competitividade aumentou muito e, para realizar conversões, agora é preciso interagir mais com o cliente.
Desse modo, estar presente em, pelo menos, uma rede social é o mínimo a se fazer para expandir o alcance da sua marca.
Este post vai ser interessante especialmente para quem ainda não conhece os benefícios e as possibilidades das redes sociais mais relevantes para empresas. Nele, você vai entender o que é preciso para escolher a melhor rede social para empresa, além de também receber algumas dicas de como ter sucesso nas plataformas online. Então, fique ligado!
Escolhendo a melhor rede social para empresa
De forma geral, toda rede social pode ter utilidade e ser relevante, desde que usada de forma consciente e estratégica. O que não vale a pena é entrar em qualquer rede social apenas por entusiasmo, ou simplesmente para estar presente em mais canais. Esse geralmente é o caminho para a frustração.
De toda forma, algumas redes sociais têm um potencial muito grande e, desde que você tenha conteúdo relevante para oferecer nessas plataformas, a adoção delas não fará mal. Por exemplo, o Facebook, o WhatsApp e o Instagram são redes com várias funções que, bem utilizadas, podem beneficiar qualquer modalidade negócio.
Portanto, para determinar qual será a melhor rede social para empresa, o mais importante é realizar uma reflexão para estabelecer metas e objetivos a se alcançar com o ingresso em uma ou outra rede social.
Entender de forma profunda o perfil do seu público é outro exercício fundamental que deve ser rotineiro, isto é, pesquisar quais são os seus problemas, que tipo de conteúdo ele mais consome, sua faixa etária, etc. Isso vai mostrar também em qual rede o seu público está mais presente e, assim, fica mais claro e mais fácil saber qual rede é mais adequada para sua empresa.
4 dicas para seu sucesso no universo digital
1. Crie um perfil corporativo
Formalizar a representação da sua empresa em um perfil do Facebook, por exemplo, pode proporcionar interações diretas e regulares com muitos potenciais clientes.
Além disso, a plataforma para páginas no Facebook oferece muitas ferramentas para pesquisar, conhecer e segmentar o seu público.
2. Invista em imagens e vídeos
Os tipos de conteúdo que mais crescem em consumo são as imagens e os vídeos, e, ao que tudo indica, essa continuará sendo uma tendência forte em 2018.
Então, especialmente se sua empresa trabalha com produtos que podem se beneficiar de recursos audiovisuais, considere a possibilidade de criar um canal no YouTube e um perfil no Instagram. Dessa forma, sua marca vai atingir em cheio o público-alvo.
3. Organize sua presença online
O mais importante para manter suas redes sociais relevantes para seu público é ter uma presença atenciosa e constante. Dessa forma, você cria relações mais próximas e passa a ter uma imagem de referência na sua área.
Dependendo do tamanho da empresa e dos objetivos com a estratégia de marketing, vale a pena até mesmo criar uma equipe só para a gestão das redes ou ainda contratar uma empresa que cuide da sua presença online.
4. Busque influenciadores
Atualmente, já é muito comum que empresas e marcas criem parcerias com influenciadores online nos seus mercados.
Por exemplo, uma empresa de informática pode contratar canais de conteúdo tecnológico para recomendar e indicar seus serviços para consumidores. Essa tática tem enorme potencial para atrair clientes de forma fácil e direta, pois se utiliza de uma relação de confiança que já existe entre o público e os influenciadores.
Para sempre saber mais sobre a importância da presença online entre outros assuntos relacionados, siga a página da Saiteria no Facebook e não perca nenhuma novidade!