Criar uma marca é muito mais do que elaborar um logotipo. A marca da sua empresa é composta não só pela identidade visual, mas também pelos valores e pelos sentimentos que desperta nos seus consumidores.
É a marca que gera fidelidade e faz com que os clientes se interessem por tudo que o que uma empresa lança no mercado. Pense na Apple: por que os lançamentos do Iphone são tão badalados, enquanto outros celulares (alguns com qualidade igual ou até superior) não recebem a mesma atenção? É a força da marca.
Mesmo que você não ambicione ter uma empresa reconhecida globalmente, é possível usar a internet para criar ações e fortalecer a sua marca no mercado. E é sobre elas que vamos falar hoje.
Como criar uma marca popular no mercado
Existem algumas medidas que você pode aplicar facilmente na sua estratégia de Marketing para apresentar e popularizar a sua marca entre os consumidores. Confira nossas dicas:
Identifique o seu público-alvo
Antes de qualquer coisa, é fundamental determinar quem é o seu público-alvo. Essa informação guiará todo o processo de criação da marca, e tornará mais fácil a tomada de decisões.
Identificar o púbico-alvo também permitirá que você foque os seus esforços de Marketing no nicho que deseja atingir. Ao evitar generalizações, você terá mais sucesso em todas as suas ações.
Crie uma identidade visual
É muito importante ter uma identidade visual única e inconfundível para popularizar a sua marca no mercado. Preste atenção a todos os detalhes: cores, tipografia, iconografia. Juntos, eles serão o primeiro contato dos consumidores com a sua marca.
E depois que a identidade visual for definida, é importante se manter fiel a ela. Use-a no logotipo, nos posts em redes sociais, nos materiais impressos e até na decoração, caso você possua um negócio físico.
Tenha um site de qualidade
Ter um site que transmita a essência e os valores da marca é fundamental para que os consumidores conheçam (e valorizem) os seus produtos e serviços já no primeiro contato.
Mantenha o seu público-alvo em mente na hora de criar o seu site. Sua marca fala com jovens e adolescentes? Você pode usar cores fortes e uma linguagem mais descontraída para gerar identificação imediata.
Por outro lado, caso os seus clientes sejam mais velhos e você atue no segmento do luxo, talvez seja mais interessante apostar em um site mais clean e funcional, que ressalte a exclusividade dos seus produtos.
Planeje uma estratégia de conteúdo
Agora que você tem a sua identidade visual e um bom site, é fundamental que você pense em uma estratégia de conteúdo para atrair os potenciais clientes para o ambiente da sua marca.
Não basta criar artigos para blog e posts nas redes sociais quando “sobrar um tempo”. Você precisa ter um fluxo constante de conteúdo interessante para estabelecer a sua marca.
Por isso, use o perfil do seu público-alvo para identificar dúvidas e necessidades, e pense em como você pode supri-las. Crie um calendário de conteúdo e veja a sua marca se fortalecer no mercado!
Gostou das nossas dicas para criar uma marca? Deixe sua opinião na nossa caixa de comentários logo abaixo!