Como uma agência digital pode ajudar o meu negócio?

Como uma agência digital pode ajudar o meu negócio?

Sempre foi uma necessidade humana encontrar maneiras mais fáceis para realizar tarefas. E a impressão que se tem é que, quanto mais o tempo passa, mais rápido surgem novidades, em especial no campo tecnológico.

Quem lida profissionalmente com tecnologia e marketing precisa fazer um esforço especial para acompanhar as tendências. Isso é tão sério que podemos dizer que os varejistas do e-commerce que ignoram a evolução tecnológica caminham em direção à falência.

A pandemia veio para acentuar a urgência da adaptação à tecnologia. Quem não tinha muita afinidade com a internet e com aplicativos móveis viu a necessidade de se modernizar. Ela forçou empresas e colaboradores a se ajustarem ao home office. 

Hoje se fala em transformação digital. O objetivo deste artigo é fazer você entender o que ela é, como deve impactar no seu negócio e porque você precisa de uma agência digital para te assessorar. Confira!

Transformação digital: o que significa isso?
Este é o melhor termo para definir as mudanças tecnológicas que estão acontecendo em massa nas empresas. A transformação digital tem dois sentidos: o primeiro se traduz no aumento do uso de ferramentas tecnológicas na administração de uma organização. O segundo tem a ver com uma nova mentalidade para a empresa.

Estas ferramentas estão sendo empregadas desde o planejamento estratégico, passando pelo atendimento ao cliente até o acompanhamento dele, no pós-venda. Todo o fluxo organizacional tem algum contato com a tecnologia.

Os ERPs para a administração, as redes sociais para o marketing, os chatbots, a inteligência artificial e até o WhatsApp para atendimento são recursos que crescem em importância e recebem cada vez mais novas funções úteis para os negócios.

Um estudo conduzido pela Grand View Research apontou que 46% dos pequenos negócios que participaram já operam com rotinas de Business Intelligence. Ou seja, não há um tamanho mínimo para adotar a modernidade no dia-a-dia.

Mas a transformação digital vai além do emprego de softwares e aplicativos móveis. É uma transformação cultural, fazendo com que a velocidade de adaptação, assim como ocorre com a tecnologia, seja parte do modelo de negócios. É uma mudança na maneira de pensar e trabalhar, com o objetivo de trazer novas oportunidades e amadurecimento.

Nas empresas que não nasceram na era digital, a transformação digital envolve uma mudança no relacionamento entre líderes e subordinados. É trabalhar de forma rápida, ajustável e imediata.

A transformação digital e seu impacto nos negócios 
Ela já deixou de ser tendência e é uma realidade, pelo menos nas empresas que se preocupam em estar à frente da concorrência, porque o objetivo dela, como dito, é melhorar a performance do negócio, junto com seus rendimentos.

A transformação digital (TD) é uma maneira de resolver problemas tradicionais do cotidiano das empresas, com planejamento e ferramentas tecnológicas. Para enxergar melhor o que a digitalização é capaz de fazer, vamos citar a plataforma de streaming Netflix.

Ela começou como uma simples locadora on-line (mas na época, revolucionária!) de filmes cult. Mas, ao mesmo tempo em que notava a decadência deste mercado em razão da popularização da internet, procurou maneiras de se reinventar. Assim, é a plataforma de streaming pioneira, com milhões de assinantes no mundo todo.

A TD deve percorrer todos os setores da organização, promovendo um novo mindset de ponta a ponta. Isso inclui pessoas e processos, focando em agradar ao cliente. E este tipo de pensamento faz cada vez mais sentido, já que hoje o cliente é dinâmico. Suas necessidades e desejos mudam sempre, e as empresas precisam estar preparadas para acompanhar as demandas.

Para as empresas antigas, é um desafio que vale a pena. Para as jovens, pode ser um processo mais simples, já que não precisarão, na verdade, se “transformarem”, porque já nasceram digitais. Agora, é importante que você entenda o porque deve iniciar ou se aprofundar na TD. 

Transformação digital: por quê?
O motivo para implantar ou solidificar a digitalização é tornar o negócio mais produtivo, com um fluxo de trabalho mais suave e com produto competitivo. Para isso, a TD mede e gerencia dados que permitem tomadas de decisão mais acertadas.

Não é demais lembrar que o objetivo principal é a atenção ao cliente, é mostrar a eles que a sua marca tem a solução para as suas dores.

Existem algumas razões básicas para inovar com a TD:

Captação de clientes
Eles são a essência do seu negócio. Sem clientes, sem vendas, sem receitas e sem lucro. Então, faz todo sentido que uma inovação tecnológica deste porte tenha como centro o cliente. Pensar em soluções de forma ágil a fim de construir uma boa relação com o cliente deve ser um dos pontos principais.

Sobreposição à concorrência
A transformação digital implica no aumento da visibilidade de uma marca. Conforme vai ficando conhecida na internet, mais pessoas vão optar por comprar os seus produtos e, ao mesmo tempo, você ganha concorrentes de outras regiões antes inatingíveis. Então, o seu esforço passa a ser no sentido de encontrar maneiras de estar à frente da concorrência.

Maior volume de informações úteis
Por exemplo, não é verdade que saber quais foram os produtos mais e menos vendidos pode ajudar a criar estratégias melhores? A transformação digital faz com que a análise de dados desse tipo seja um hábito, uma cultura, contribuindo para o sucesso.

Mais inovação
Inovar é mais do que trazer novos procedimentos tecnológicos. É reformar os que já existem e remover o que não faz mais sentido, depois da adoção de ferramentas da tecnologia da informação.

Atualização de valores
A TD ajuda a buscar os mais recentes valores organizacionais. É ver com mais clareza o que funciona e o que não funciona mais para a empresa. A digitalização traz um lembrete constante do deve ser aprimorado, do que é mais importante.

Acompanhamento dos hábitos de consumo
Certas ferramentas digitais permitem um acompanhamento do desempenho comercial por meio de dados sobre clientes. Entre esses dados, estão os que revelam os novos comportamentos de compra. É imprescindível estar “na mesma página” que os consumidores para sempre oferecer exatamente o que estão buscando.

As vantagens da transformação digital
Ela torna a interação entre cliente e empresa mais fluida. Um bom relacionamento é estabelecido. Como a TD exige que a organização disponibilize múltiplos meios de contato, o cliente se sentirá mais achegado a você.

A digitalização também promove um clima organizacional mais favorável. Todos os colaboradores são mais produtivos, o que traz melhores resultados e satisfação entre as pessoas. Assim, se torna uma das mais importantes causas para o desenvolvimento e lucratividade.

Mas, para que todos os avanços tecnológicos realmente se convertam em benefícios, é recomendado uma assessoria profissional. E isso é válido para empresas de qualquer tamanho e idade. Descubra a partir de agora porque é necessário contar com a ajuda de uma agência digital.

As agências digitais e a inovação tecnológica
Que a digitalização é fundamental para os negócios, não importando o tipo deles, já sabemos. Mas a questão é: será que sua empresa está preparada para ela? Para tornar a transição mais suave e efetiva, existem as agências digitais.

Definição de agência digital
É uma empresa especializada em ajudar outros negócios a se desenvolver tecnologicamente, dando suporte à adaptação dos seus serviços ao mundo digital. Ela ajuda na preparação de sistemas de gestão, sites, e-mail marketing, elaboração ações que promovem o relacionamento com o cliente e, principalmente, o oferecimento de produtos pela internet.

O marketing digital é o principal produto da agência. E isso vai além da criação de uma página no Facebook ou no Instagram. Ela deve usar as estratégias mais atuais para atingir e superar os objetivos da empresa:

  • uma boa definição da persona (público-alvo);
  • criação de conteúdo relevante para o público;
  • uso do inbound marketing (marketing de atração) como ponto principal do plano de ações;
  • aplicação do SEO (otimização para motores de busca);
  • implementar ações de presença digital.
A ideia é fazer com que o negócio ganhe um lugar ao sol, conquiste mais clientes e fidelize os que já possui por meio de novos canais de comunicação. A agência vai trabalhar para atrair a persona e converter potenciais clientes em efetivos.

Mas a agência não vai apenas implantar as ações e desaparecer. Parte do trabalho dela tem a ver com a manutenção e o suporte das estratégias. Ela precisa fazer medições e análises para entender o que deu certo e aprimorar e o que deu errado e reavaliar.

Como atuam
Elas trabalham em várias frentes, mas todas elas voltadas para o mundo digital. Ela pode desenvolver aplicações específicas para a internet, plataformas de gerenciamento de e-commerces, de e-mail marketing e sistemas de pagamento virtuais.

Comunicação 
Esta deve ser uma especialidade de uma boa agência digital: prestação de serviços de comunicação on-line. Isto envolve produção de conteúdo, administração de perfis em redes sociais, montagem e gerenciamento da interação com o público, geração de leads e cuidar da reputação da marca.

Gestão 
Devem ser muitas as propriedades das empresas que estão passando ou já completaram a transformação digital. São sites, e-commerces, blogs, perfis, aplicativos e outros. Gerenciar tudo não é uma tarefa tão simples e, por isso, a agência digital deve ter a competência necessária.

As agências digitais podem ter focos diferentes: algumas se concentram na área de comunicação offline. Já outras se especializaram em sistemas e tecnologias. Mas ainda outras conseguem abranger todas essas áreas. Portanto, o ideal é optar por este último tipo.

Planejamento estratégico
A agência precisa estudar a empresa para a qual vai prestar serviços, porque cada uma tem uma necessidade diferente, atua em um nicho com particularidades a considerar. É papel dela criar estratégias adequadas para o meio em que a empresa cliente atua, gerando benefícios para ela.

Conteúdo
O conteúdo é fundamental para os sites. E não pode ser qualquer coisa. Ele precisa ser relevante para o público alvo, precisa ressaltar as qualidades do produto e em uma quantidade considerável.

Este quesito é tão básico que faz parte das regras de SEO que o Google considera ao decidir quais sites serão exibidos nas primeiras posições da SERP (página de resultados de busca).

Ao pesquisar por informações sobre um produto, o cliente certamente usará uma ferramenta de busca. Em 99% dos casos, o Google. Se o seu site contar, por exemplo, com um blog que contenha em diversos textos com as palavras-chave que o usuário digitou, a chance de ele entrar no seu site e conhecer seus produtos é grande.

As agências digitais sabem disso e trabalham pensando em fazer sua organização ser encontrada por meio dos mecanismos de busca, fazendo com que você disponibilize as informações que o seu público quer.

Escolha das ferramentas adequadas
Como as agências existem para usar as ferramentas tecnológicas a favor dos clientes, então estão preparadas para determinar as melhores para cada caso. Com elas, deve ajudar as contratantes a garantir eficiência e agilidade nos seus processos internos, eliminando o desnecessário e os gargalos.

Ainda faz parte das competências das agências digitais o acompanhamento das tendências da evolução tecnológica e aferir resultados colhidos por meio de aplicativos como o Google Analytics, para ajudar nas tomadas de decisão.

Os benefícios de contratar uma agência digital
Os mais importantes para as empresas, em especial as que estão começando, são os seguintes:
  1. Os esforços da equipe de colaboradores podem ficar concentrados no negócio principal (core business), em vez de gastarem tempo pensando nas ações de marketing digital.
  2. Será construído e mantido um relacionamento de qualidade com o cliente e com os leads, já que a agência abrirá diversos canais de comunicação.
  3. Ela fará um monitoramento constante da concorrência e efetuará as melhorias necessárias para não ficar em defasagem.
  4. A agência vai buscar o aumento da carteira de clientes, procurando resultados melhores em audiência, comentários e recomendações. Ela aumentará a visibilidade da sua empresa no meio digital.
  5. Vai melhorar, ou mesmo criar, uma boa reputação e credibilidade à sua marca. A agência trará profissionalismo e transmitirá ao público confiança em comprar no seu e-commerce.
  6. A agência é capaz de identificar o seu público mais frequente, segmentar e criar para você campanhas mais bem direcionadas.
Por todas estas razões, o acompanhamento constante de uma agência é muito vantajoso para sua empresa. A Saiteria é uma empresa com expertise de sobra para preparar sua organização para o progresso tecnológico. 
 
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