Em um mundo tecnológico em que vivemos atualmente, ter uma página na internet é essencial para qualquer negócio. Ter um espaço na internet é fundamental, seja para vender, seja para simplesmente que seus clientes te conheçam melhor.
É preciso dizer que, com a evolução da internet, os buscadores, como o Google e o Bing, também são constantemente atualizados e otimizados para garantir a satisfação dos usuários.
É aí que entra a parte de ter um site responsivo, que seja rápido e funcione na maioria dos dispositivos. Por exemplo, você sabia que desde 2018, o Google conta com um algoritmo que consegue priorizar sites que carregam mais rápido em um celular?
Pois então, neste artigo, vamos te contar tudo o que precisa saber sobre o profissional certo para criar o site da sua empresa. Boa leitura!
O que é um site responsivo?
Um site responsivo é uma página na internet que é toda estruturada para se adaptar às diferentes telas. Ou seja, um site que tem seu layout todo trabalhado para funcionar tanto em um PC, celular ou tablet.
Afinal, quantas vezes entramos em um site no navegador do nosso dispositivo móvel e ele não carrega todas as imagens ou funções, por exemplo.
Isso afeta diretamente a experiência do usuário. Uma vez que este ficará pouco tempo navegando em um site como este. Assim, o Google entende que esta página não é otimizada o suficiente e então, o algoritmo joga esse site para a segunda, terceira página de resultados.
Em resumo, para saber se um site é bem otimizado, faça o teste acessando o endereço em dois dispositivos diferentes. Se ele rodar em ambos os casos, ótimo. Se não, é preciso pensar em maneiras de melhorar a performance, layout, entre outras coisas.
Por que ter uma rede social não basta?
Agora você pode estar se perguntando: “ok, mas eu já tenho perfis da minha empresa em várias redes sociais. Preciso mesmo de um site?”.
Sim, a resposta é um sonoro sim. Você precisa ampliar o seu canal de vendas e comunicação o máximo possível. Claro que ter perfis em redes sociais hoje em dia é importantíssimo.
O problema em manter tudo em diferentes mídias é que elas são dinâmicas demais. Isto é, os posts não são estáticos e as pessoas flutuam muito entre uma rede social e outra.
Em outras palavras, o usuário não “perde muito tempo” em um só lugar. Por isso, ter um espaço só seu em que te permite criar o seu layout de forma a deixar todos os produtos e informações organizados é primordial para uma boa experiência de navegação.
lembre-se: quanto mais tempo o usuário permanecer em seu site, melhor para você e para o seu posicionamento nos buscadores.
Importante: A rede social não pertence a você, o seu site sim!
Organização e personalização
Além disso, ter uma rede social não basta para sua empresa porque com um site próprio permite que haja uma maior personalização dos itens, ou seja, é possível categorizar e listar os produtos.
As atualizações são feitas no seu tempo e não no tempo da plataforma, em que algo pode mudar de um dia para o outro.
Outra coisa, como as pessoas não ficam muito tempo em apenas uma plataforma, elas não são ideais para textos longos. Além disso, os assuntos também mudam constantemente e é preciso acompanhar.
Por isso, no seu site profissional, você pode incluir, editar e excluir descrições de produtos, detalhar os seus serviços, colocar depoimentos de clientes, entre diversas possibilidades.
Mais métodos de pagamento
Em um site você pode incluir mais sistemas de pagamentos e vendas personalizados, tanto para você quanto para os seus clientes.
Aliás, através do trabalho de uma equipe especializada, é possível realizar parcerias com soluções digitais de pagamento. Tudo de forma a ampliar as possibilidades de vendas.
Você está sujeito às instabilidades do mercado
O mercado de redes sociais está aquecido e acirrado, portanto, pense se, por algum motivo, a rede que você mais usa simplesmente fecha as portas ou perde popularidade?
Por mais que possa parecer, essa não é uma realidade muito distante. Afinal, há pouco tempo atrás, uma proposta de compra do Twitter abalou o mundo dos negócios.
Portanto, é preciso estar preparado para vários cenários diferentes. Através de um site, a sua empresa conta com um espaço na web mais estável e seguro.
Perfis nas redes e o site se complementam
É claro que, em um primeiro momento, contar com as redes sociais é o primeiro passo rumo à digitalização da empresa. Afinal, é preciso marcar presença online de qualquer forma.
Feito isso, preparar uma página na web é primordial para continuar esse contato com os possíveis clientes.
À medida que as vendas forem acontecendo, o natural disso é ganhar mais seguidores. A partir daqui uma parcela destes seguidores irão querer conhecer você e sua empresa.
Então, a dica aqui é: você deve postar coisas que fazem referência ao site. Links são muito usados nesta etapa e servem para levar os usuários a tarefa citada acima.
Por que investir em um site profissional?
Até aqui você aprendeu que um site responsivo é ideal para navegar em diferentes dispositivos, é mais personalizável que um perfil em uma rede social, e que justamente não basta ter apenas perfis nessas redes.
É preciso mais, afinal, a plataforma social é apenas um complemento de um site. Abaixo, você verá mais benefícios de um site profissional otimizado.
Benefícios de um site de negócios profissional
Ao ter uma página responsiva, isso garante, dentre outros benefícios, mais visualizações e audiência em seu site, afinal, a tendência será de que o usuário fique por mais tempo navegando na sua página.
Através disso, dessa taxa de rejeição ser pequena, as chances deste usuário comprar pelo seu site são maiores.
Além disso, este mesmo internauta pode querer compartilhar a sua página com mais facilidade também, trazendo mais tráfego orgânico para o endereço eletrônico da sua empresa.
Assim como alguns benefícios de ter um site são:
melhora o posicionamento nos resultados de busca
- diminui a taxa de rejeição
- melhora a experiência do usuário
- adaptação a dispositivos do futuro
- o acesso aos sites por dispositivos móveis está crescendo
Um dos benefícios de se criar e investir em um site é a credibilidade para o seu negócio. Pense o seguinte: em se tratando de rede social, qualquer pessoa pode criar um perfil para uma marca.
Aliás, se pesquisar bem, descobriremos vários perfis não-oficiais de diversas empresas por aí.
Então, quando a empresa tem apenas as redes sociais como meio de publicidade, isso traz um sentimento de amadorismo. Uma vez que os próprios clientes podem duvidar da autenticidade do perfil nas redes.
Por outro lado, um domínio próprio na web, exige que o proprietário cadastre suas informações para que assim seja possível identificar aquela página como sendo legítima em um site de pesquisa de domínio, por exemplo.
Praticidade no contato com os clientes
Muitas pessoas utilizam as redes sociais para realizar pesquisas de produtos, por exemplo. E isso ajuda a construir um relacionamento com eles.
Mas é só através de um site que é possível atingir um maior alcance neste sentido. É por meio de um página que você pode:
- incluir formulários de contato;
- Incluir pesquisas de satisfação;
- Pesquisas para conhecer as reais necessidades dos clientes e até obter dados demográficos.
Algumas redes sociais ainda não permitem obter certos dados acerca do seu perfil. Apenas de um tempo para cá que as plataformas estão investindo em ambientes para os criadores de conteúdo.
Isto é, páginas que mostram o desempenho do seu perfil e algumas métricas. Porém, ainda é pouco se comparado ao que um site pode proporcionar.
Número de cliques que um determinado produto recebeu, quando seu site foi visitado, o que foi vendido, enfim.
Com esses tipos de dados é possível obter uma infinidade de estatísticas que permitem saber quais ações estratégicas estão valendo a pena e quais é melhor deixar de fazer, assim como melhorar as que podem ser melhoradas.
Investimento que compensa no longo prazo
Os resultados das melhores práticas de SEO são vistas somente a longo prazo. Portanto, é um investimento e não um gasto. Não se preocupe com a linguagem de programação, você não precisa saber de HTML.
Você pode contar com uma empresa especializada no desenvolvimento de sites. Hoje em dia é um pouco mais fácil achar empresas que oferecem serviço de hospedagem também que é outro serviço. Assim, você consegue poupar tempo e dinheiro.
Outra vantagem de contar com uma agência digital especializada, é a elaboração de emails personalizados conferindo ainda mais profissionalismo ao seu negócio e uma presença digital de qualidade.
Qual é o profissional certo para criar o meu site?
Agora, para a resposta deste artigo, iremos falar um pouco sobre os profissionais que atuam na criação de sites para a web. Aqui você saberá qual é o profissional certo para criar seu site.
- Webdesigner: o webdesigner trabalha, primordialmente, todo o conteúdo visual de um site, ou seja: trata dos banners, imagens em geral, disposição destas imagens, chamado de diagrama. Enfim, este profissional organiza os conteúdos visuais na página, de forma a desenvolver a navegação da mesma.
- Webmaster: aqui o profissional atua de forma mais técnica. Ou seja, os sistemas são desenvolvidos por ele. Ele examina os recursos necessários para o bom funcionamento do mesmo. Enfim, este é um profissional mais administrador de um site, que presta suporte técnico, que treina o cliente, além de redigir toda a documentação.
- Desenvolvedor ou programador: este é um dos principais profissionais que pensamos logo em relação a um site. Um programador redige o código-fonte de uma página, além disso, ele desenvolve, adapta o site para diferentes navegadores e corrige falhas em sistemas de gerenciamento de conteúdo, além de templates e plugins. Tudo isso a fim de melhorar o funcionamento dos mesmos através da resolução de problemas.
- Arquiteta da informação: os arquitetos da informação são os responsáveis pela estrutura e organização de um site ou portal. Esses profissionais organizam os elementos para tornar o site mais acessível, atuando na navegabilidade do portal e trabalham inclusive, com programadores e designers, assim como outros profissionais.
Como podemos ver, há diversas opções no mercado, em se tratando de profissionais que atuam com websites. Com tantas opções à disposição, é capaz de rolar até uma confusão.
Portanto, primeiro de tudo, é necessário verificar as suas necessidades atuais. Por vezes, um serviço não é prestado corretamente, porque o profissional não entendeu a sua necessidade no momento.
Isto é, um site pode ter a função de divulgar produtos ou serviços, como dito anteriormente, pode servir como mais um canal de comunicação, por exemplo, entre outras coisas.
Profissionais que sejam especialistas em SEO ou SEM, também são muito úteis para o bom desenvolvimento de um site.
Um especialista em SEO, por exemplo, atua diretamente no conteúdo do seu site, auxilia no desenvolvimento da linguagem e tom da fala da empresa com seu público.
Este profissional ainda analisa a concorrência e produz conteúdo otimizado para que o site apareça nas primeiras páginas dos buscadores.
Contar com uma agência digital para criação do seu site: vale a pena?
Uma agência digital de criação de sites pode ser o diferencial que sua empresa esteja procurando para otimizar os seus conteúdo e sua página na internet.
Uma boa prática de SEO, como mencionado mais acima, é um site rápido e responsivo. Isto é, um fator que pode colocar o seu site nas primeiras páginas do Google.
Por exemplo, para medir a velocidade do seu site, o buscador utiliza ferramentas para saber a performance, acessibilidade, melhores práticas e o SEO do seu endereço.
A Saiteria está aqui para te ajudar nesses quesitos. Afinal, somos uma agência especializada em criação rápida de sites para pequenos e médios empreendedores.
Contamos com profissionais certos para criação do seu site. Se por um acaso ainda não estiver convencido, entre em contato conosco para tirar todas as suas dúvidas.