Como pesquisar palavras chaves para SEO do seu site

Como pesquisar palavras chaves para SEO do seu site


Sabemos o quanto o SEO é importante para a busca orgânica (gratuita) do nosso site, mas como fazemos para esta engrenagem funcionar perfeitamente?

Existem algumas práticas que auxiliam na busca e que quanto mais delas forem praticadas, mais facilmente seu site será encontrado. Estas práticas são divididas em duas categorias: On-The-Page, que é controlado pelo dono do site e Off-The-Page, que não são controlados diretamente pelo editor do site, mas que também podem ser trabalhadas.

On-The-Page: um site com a URL amigável e pequena levará vantagem sobre um que tenha URL grande (img1), além de exibir opções mais específicas das buscas e áreas de interesse de cada internauta (img2).

(img 1)




(img 2) O bom exemplo de site bem indexado

A Saiteria Possui em seu Painel gerenciador uma área onde o administrador do site pode ajudar nas informações que serão lidas pelo buscador. Vou fazer aqui um passo a passo para você incrementar a otimização da sua página.


Localize a aba “SEO” no seu Painel de controle do site (CMS)


Repita estes passos para todas as áreas do seu site. Em Pouco tempo você irá perceber melhora na busca orgânica do Google!

Mas como definimos quais são as palavras ideais para sermos encontrados no Google?

Ninguém melhor que você para definir as palavras e termos que descrevem seu negócio (ex: "site de qualidade em salvador"). Portanto comece elaborando uma lista simples com estas palavras (apesar de chamarmos de ‘palavras’ o ideal é que você selecione expressões, com três ou mais palavras (Ex: ‘imóvel para alugar na Pituba’). Isso porque precisamos lembrar que o Google é um buscador Global e o seu negócio pode ser apenas local e segmentado. Usando o exemplo acima, se eu tenho um imóvel para alugar na pituba, em Salvador, não adianta ter como palavra-chave “imóvel para alugar”. Fazendo desta maneira, seu acesso será pulverizado e sua taxa de rejeição (pessoas que entram no seu site e rapidamente saem) será enorme.

O Exemplo abaixo é de um cliente real da Saiteria que, com uma simples mudança de palavras-chave no gerenciador do seu site, passou a ter uma média de solicitações de orçamento on-line 60% maior.

Cliente x: Empresa de Sabonetes com foco em Hotéis da Bahia.
 
Cenário A: Usando a Palavra-chave “Sabonetes”, este site terá acessos de pessoas procurando desde sabonetes para Cachorros, querendo informações sobre o Dove ou até mesmo buscando a música do Psirico “Sabonete”. Ou seja: o número de internautas que entrarão no site e verão que não era o que buscavam será enorme. Com isso o Google irá posicionar mal o seu site.
 
Cenário B) Este mesmo cliente entrou na página de SEO do painel gerencial da Saiteria (http://painel.saiteria.com.br) e colocou, entre outras, a palavra-chave “mini sabonetes para hotéis” e “Fábrica de Sabonetes Bahia”. Nesse caso, o site apresenta palavras segmentadas para a busca de alguém que quer encontrar o produto dessa empresa. A tendência é que ele entre no site e navegue pelas páginas, melhorando assim o seu posicionamento nas buscas futuras e, o principal, encontrando um produto que vai adquirir.
 
Outra forma de melhorar o seu SEO, é cadastrar palavras-Chave específicas por página do seu site. Quando falar da empresa, usar expressões que liguem ao seu negócio (ex: fabrica de sabonetes para hotel Bahia), já na página de produtos, focar a busca nos seus produtos (ex: mini sabonetes personalizados para hotel). Abaixo, o exemplo deste cliente e o seu SEO feito pelo Painel da Saiteria:






Para ajudar a definir novas palavras-chave e também ter uma idéia de tráfego que ela pode gerar, utilize ferramentas SEO para pesquisa de Palavras-Chave e determine a popularidade de cada termo. Mesmo sem investir em link patrocinado, você pode usar o próprio Google Adwords para fazer um trabalho eficiente de SEO, com a ferramenta Key Word Planner (https://adwords.google.com/KeywordPlanner). Esta ferramenta de pesquisa de Planejamento de palavras-chave do Google (KeyWordPlanner) exige que o usuário tenha uma conta AdWords (se você é cliente Saiteria, já deve ter uma. Se não, acesse https://adwords.google.com e crie sua conta).

Após acessar com seu usuário e senha, você será direcionado à página inicial onde poderá definir a tendência de volume de busca das palavras selecionadas, buscar novas palavras ou até mesmo multiplicar as combinações das palavras para aumentar as possibilidades de busca




Depois de preenchido, basta clicar no botão obter ideias e rapidamente o Google fornecerá uma lista de novas palavras e a tendência de busca de cada uma, mas não se esqueça de dimensionar o seu negócio! Lembre-se que é melhor ter 10 acessos de pessoas que querem e podem consumir nossos produtos ou serviços, do que ter 100 acesso aleatórios e que não geram resultados.

Abaixo criei uma tabela com algumas perguntas sobre os fatores de sucesso para um bom SEO** e ajudar a otimizar ao máximo o seu site!

 

 
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