Divulgar os produtos e serviços sempre foi uma das coisas mais importantes para um negócio. Já que a propaganda é a alma do negócio, usar estratégias de marketing é fundamental.
Por muito tempo, o marketing tradicional trabalhou em jornais, revistas e veículos de comunicação que ainda existem e trazem bons resultados. Mas a publicidade ganhou mais um campo para se expandir: a internet. Assim, entra em cena o marketing digital.
Trata-se de um conjunto de técnicas de comunicação pelos canais digitais que tem por objetivo divulgar produtos. Os clientes ficam conhecendo a marca principalmente por meio das redes sociais.
Segundo uma pesquisa do CENP Meios, a tendência é que o marketing digital continue crescendo nos próximos anos. O relatório mostra que em 2021, houve um aumento recorde de mais de 74% nos investimentos em marketing digital.
Então, aproveitar o crescimento do marketing digital é uma escolha inteligente. Mas como as empresas podem se beneficiar dela? Esse artigo vai responder a essa pergunta. Confira!
Por que investir em marketing digital?
Motivos não faltam para apostar nessas estratégias. Veja agora os principais:
O consumidor atual é digital
Já foram publicados diversos levantamentos apontando que o smartphone é o meio mais usado pelo consumidor brasileiro na hora de comprar on-line. Não é segredo nenhum que cada vez mais delegamos tarefas à internet. Mesmo que o cliente “queira só dar uma olhadinha”, o faz pela rede mundial.
O varejo físico está encolhendo
A quantidade de produtos que o varejo digital oferece em um único site de compras é absurdamente maior do que em um comércio tradicional. Quantas lojas não seriam necessárias para que a mesma gama de produtos seja oferecida? Já que é mais provável que o comércio digital aumente ainda mais, em desfavor do tradicional, faz todo sentido investir no marketing digital.
Investimento é reduzido
Não tem jeito: o investimento financeiro pesa bastante ao decidir como vai ser a divulgação. Se compararmos a publicidade convencional à digital, vamos ver que a última é infinitamente mais barata. Isso sem contar que a execução das estratégias é mais rápida e mais controlável.
Dizemos controlável porque nada precisa ser feito a olho. Existem ferramentas que servem para medir o desempenho do seu marketing. Com elas, você pode determinar quais são as melhores técnicas para aplicar.
Canais são diversificados
Uma das técnicas principais é o envio dos e-mails marketing. Eles explicam os benefícios que o consumidor vai ter ao adquirir o produto ou serviço e incentiva novas compras, oferecendo recompensas. Além do e-mail, você pode empregar o SMS, as redes sociais, o próprio site, os anúncios patrocinados do Google e os métodos de SEO.
O Google é o buscador mais usado
Aproveitando que falamos nele, é bom lembrar que quase todo mundo usa esse mecanismo de busca. Então o investimento em marketing por meio dos Ads (anúncios patrocinados) vai trazer resultados importantes. A tendência de qualquer pessoa que pesquisa no Google é clicar no primeiro link que aparecer na página de resultados. É exatamente ali que seu anúncio pago vai aparecer. Aproveite o poder da ferramenta.
A mensuração dos resultados é fácil
Com as ferramentas de medição de desempenho, fica fácil rastrear a performance do marketing em que você está investindo. O Google Analytics é um meio gratuito de acompanhar os resultados e aprimorar suas estratégias. Ele pode analisar sua mídia paga, seus blogs, e-mail marketing, redes sociais e qualquer outra tática que você usar, fornecendo um retorno preciso em forma de números.
O crescimento do marketing digital
O cenário, agora, favorece os esforços no marketing on-line. O estudo de que já falamos é uma forte prova do potencial de crescimento, que precisa ser aproveitado pelo seu negócio. Sua pequena ou média empresa passará a entender como é a jornada de compra do consumidor, desde a conversão até a finalização da compra.
A mídia tradicional até permite algum controle, mas é mais difícil, demorado e custoso. Já a digital torna tudo isso mais simples. Você pode começar analisando os resultados nas mídias mais comuns, como as redes sociais. Depois, dependendo dos números, parta para outros canais. Logo vai ficar claro se o seu retorno pelo investimento está compensando. Aí você saberá se é melhor investir nas mesmas estratégias ou modificá-las.
O CENP Meios, já citado, o IAB (Interactive Advertising Bureau) e a PwC (antiga Price Waterhouse Cooper), empresas especializadas em marketing e pesquisas, sempre revelam crescimento no investimento financeiro em mídia digital, em boa parte levando em conta as novidades desse meio: metaverso, internet das coisas e inteligência artificial.
As PMEs devem aproveitar essas tecnologias e focar no marketing digital para aumentar as vendas e incrementar os resultados. As técnicas que mais dão resultados atualmente são:
- o e-mail marketing, que automatiza a publicidade e reduzir o trabalho manual, aumentando a eficiência;
- o Google, que é valioso quando o ranqueamento na página de resultados é alta;
- os anúncios nas redes sociais, que permitem alcançar todo tipo de público;
- plataformas como o YouTube, que é acessado por mais de 86% dos internautas no Brasil.
É claro que esta é uma decisão da organização e vai depender muito da situação atual da marca e dos objetivos que ela quer atingir em determinado período. Além dos investimentos, a organização vai definir os resultados esperados.
Confira outras provas de que o marketing digital merece ser explorado devido ao seu crescimento. Todos os dados a seguir, provenientes do Guia de Investimento em Marketing, da RD Station, se referem à comparação entre 2020 e 2021.
- os vídeos são uma ferramenta que receberam um crescimento importante, recebendo um aumento de 50,8% nos investimentos;
- o formato em áudio foi o que registrou maior aumento, de 57,9%, em parte devido à proliferação dos podcasts;
- a divulgação em redes sociais subiu 39,3%, o que deve subir ainda mais, devido aos anúncios nas plataformas Meta e Tik Tok;
- 56% das empresas precisaram redistribuir o orçamento mensal ou trimestral, para investimento no marketing digital.
As PMEs precisam ter em mente que o marketing digital tem por objetivo fazer com que o consumidor tenha um produto melhor em mãos. A imensa maioria das empresas afirma que obtiveram sucesso com as campanhas.
Esse sucesso se deve, em boa parte, à pandemia. Embora tenha produzido muito estrago socialmente, ela obrigou o consumidor a mudar o comportamento de compra e as empresas a se adequarem ao novo meio de publicidade. Muitas pesquisas afirmam que até mesmo pessoas que não tinham a menor familiaridade com a internet hoje estão comprando por meio dela e não pretendem parar.
Mesmo que agora as restrições estejam diminuindo, a previsão é de que o comércio eletrônico continue a crescer. Logo, o marketing digital vai ter cada vez mais espaço.
Veja agora como as PMEs podem aproveitar a onda de crescimento do marketing digital:
Promovendo mudança de mentalidade
É preciso que a equipe de colaboradores adote uma forma de pensar que favoreça um trabalho ágil. Isso passa pela melhoria da colaboração entre as pessoas e vai até a capacidade de adaptação a mudanças. Afinal, as estratégias precisam mudar rápido, porque o comportamento do consumidor também muda rápido.
Adotando o marketing orientado por dados
O desempenho das campanhas precisa ser medido constantemente. E, com base nesses resultados, a gestão precisa decidir por manter ou modificar as estratégias. As ferramentas de medição fornecem dados que vão guiar os responsáveis pelo marketing digital.
Experimentando e modificando
O marketing digital não é compatível com planos rígidos e de longo prazo. Ao contrário, tudo é muito dinâmico e funciona por tentativa e erro. As equipes trabalham em ritmo acelerado e procedimentos que não mudam impedem o sucesso do marketing. As equipes precisam testar a estratégia e estar dispostas a alterar até atingir os resultados esperados.
Inovar rapidamente é outra forma de aproveitar o crescimento do marketing digital. Devido à característica de velocidade do trabalho, as inovações precisam ser ágeis e de qualidade.
Criando metas menores
As campanhas para o marketing digital devem seguir objetivos. Eles devem ser definidos previamente, para saber onde se quer chegar. Mas esse objetivo deve ser atingido em metas, em etapas pequenas.
Embora o caminho até o objetivo a ser cumprido seja grande, divida suas metas anuais e trimestrais ou mesmo mensais. Isso ajuda pequenas e médias empresas a não se perderem, mantendo o foco no que é mais importante naquele momento.
Agrupando múltiplas funções
Aproveitando que os trabalhos vão acontecer em etapas, procure organizar os colaboradores em grupos com funções diferentes: por exemplo, TI, vendas, atendimento, marketing, pós-venda etc, para dar velocidade às campanhas.
Focando no cliente
Ajustar a estratégia de marketing fica mais fácil a partir de dados colhidos pelas ferramentas de análise. Porém, para que estas informações sejam ainda mais úteis, lembre-se que o foco do marketing digital é sempre o cliente. A ideia é sempre resolver os problemas que ele apresenta e satisfazer as suas necessidades e desejos.
Treinando as equipes
Para que o marketing dê certo, é fundamental que o restante das PMEs, ou seja, os outros setores, trabalhem em cooperação. Para isso, as responsabilidades de cada uma precisam estar claras. Os colaboradores precisam também estar familiarizados com elas.
Já dissemos que os planos estáticos, que não mudam e não são dinâmicos não tem mais vez no marketing digital. A concorrência provavelmente vai assumir uma postura mais ágil, sem medo de improvisar, buscando sempre uma solução rápida. É assim que a sua empresa precisa agir.
Técnicas de marketing digital para priorizar
O marketing digital precisa priorizar 3 estratégias, que você vai conhecer agora:
Automação de marketing
Já que a agilidade é uma característica marcante do marketing digital, então muitos processos manuais não podem tomar tempo. Então, automatizar é uma necessidade. Um exemplo é o e-mail marketing. Essa técnica aumenta a velocidade da publicidade, ao mesmo tempo que estabelece um canal de comunicação com os clientes.
Ranqueamento no Google
Esse termo se refere ao posicionamento na página de resultados do Google. As primeiras posições são as mais disputadas. Afinal, é a primeira coisa que o usuário vê assim que faz uma busca. Ninguém acessa os resultados da página 2, isso é um fato.
Para conseguir uma boa colocação, o marketing deve providenciar boas estratégias de SEO (sigla em inglês para Otimização Para Motores de Busca), além de conteúdo relevante. Isso é importante porque fazem parte das políticas de ranqueamento do Google. Ou seja, o buscador tem regras para definir quem pode ou não aparecer no topo dos resultados.
Anúncios nas redes sociais
Não há quem não acesse as redes sociais. E as mais conhecidas contam com muitos anúncios e plataformas de venda. Os clientes, hoje, se comunicam com as empresas via redes sociais, atrás de informações sobre produtos.
O marketing digital pode alcançar pessoas dos mais diversos tipos. Ao mesmo tempo, pode ajudar a segmentar o público, escolhendo o perfil de clientes que quer atingir, aprimorando as estratégias para oferecer o produto certo para as pessoas certas.
Algumas PMEs têm dúvidas sobre o quanto do orçamento devem destinar à publicidade. Não existe uma fórmula pronta. O orçamento depende de fatores diversos. Então, o ideal é que cada empresa faça uma análise da situação financeira atual.
Com essa análise, o melhor é estipular que projetos e ações devem ser tomadas, de acordo com as possibilidades. Para isso, deve estabelecer um cronograma e seguir esse plano.
O marketing digital é a chave para fazer a empresa crescer no momento atual. É um caminho que exige planejamento, mas no mundo tecnológico de hoje, não há outra maneira de divulgar produtos que se compare à digital.
Assim, as empresas não podem, de maneira nenhuma, demorar para aderir ao novo modelo de publicidade, sob o risco de ficarem cada vez mais defasadas e verem suas vendas e faturamento diminuírem.