A tecnologia mudou a forma como nos comunicamos e negociamos. As relações (que antes eram restritas ao ponto de venda ou à sala de reuniões de sua empresa) passaram a ser virtuais e, hoje, contam com a ajuda da tecnologia para atrair mais clientes. É sobre esse assunto que vamos falar no artigo de hoje.
Vivemos em plena era digital, portanto não faz mais sentido recorrer apenas às soluções analógicas ou esperar que os clientes encontrem sua empresa. Por meio de softwares e outras soluções digitais, as companhias vêm desbravando novos segmentos e nichos em busca de consumidores — e você vai descobrir como isso ocorre.
Quer saber como usar a tecnologia para atrair mais público a um negócio? Continue a leitura!
Invista na otimização do site de seu negócio
A otimização do site de seu negócio pode ser o primeiro passo para atrair mais clientes com a ajuda da tecnologia. Há uma estratégia que é usada para alcançar melhores posicionamentos nos mecanismos de busca e pode ser desenvolvida para qualquer site, inclusive o seu. Trata-se do SEO (Search Engine Optimization).
O uso das técnicas de SEO aumenta as chances do site da empresa ser encontrado pelos potenciais clientes. Isso ocorre justamente no momento em que eles estiverem navegando pela internet e procurando por produtos e serviços como os seus.
Defina as palavras-chave que mais têm a ver com o seu negócio e monitore-as. Além disso, não deixe de produzir conteúdo próprio.
Outra maneira de investir na otimização do seu site é dando um ajuste no design dele, que precisa ser responsivo. Isso significa que o layout deve manter uma navegação intuitiva em qualquer tamanho ou formato de tela — do notebook ao smartphone. Assim, seus clientes o encontrarão por meio de qualquer dispositivo.
Use uma ferramenta de automação de marketing
As ferramentas de automação de marketing são cada vez mais populares entre as organizações que desejam atrair mais clientes. Elas automatizam processos de marketing digital, como o disparo de e-mails com conteúdos e ofertas.
Isso possibilita a análise dos dados produzidos e um melhor gerenciamento da relação com os clientes. Estamos falando de uma ferramenta facilitadora, que permite otimizar suas campanhas de e-mail marketing e, ao mesmo tempo, alcançar resultados mais precisos.
O investimento nessa solução tecnológica é benéfico para a empresa por muitos motivos. O principal é a nutrição dos leads que não estão prontos.
Sabe o potencial cliente que está estudando seus produtos e serviços, mas ainda não se decidiu? Ou aquele com um problema que pode ser resolvido pelas soluções que você oferece, mas nem está pensando nisso agora?
Esses são os leads! Logo, a comunicação automatizada com eles melhora a produtividade de setores como marketing e vendas.
Adquira um software de CRM
Outra ferramenta que a tecnologia oferece — e que ajuda a atrair mais clientes — é o software de CRM, sigla para Customer Relationship Management. Trata-se de um mecanismo que faz a integração estratégica das áreas de marketing e vendas, por meio da gestão do relacionamento de sua empresa com os clientes.
O CRM torna possível que o conhecimento acerca de seus clientes seja aprofundado, permitindo antecipar-se às necessidades e aos desejos deles. Desse modo, sua equipe consegue disponibilizar ofertas exclusivas para o público, aumentando o índice de satisfação e a percepção de valor que ele tem em relação ao negócio.
Sua empresa passa a ter uma central de dados que reúne todas as informações sobre os clientes, listando as interações que foram feitas com cada um. Isso torna o processo de vendas ainda mais prático e preciso, pois você consegue saber quais são as necessidades e expectativas que cada grupo tem.
Aposte na criação de campanhas e anúncios online
Existem diversas formas de se fazer publicidade na internet e, desse modo, atrair mais clientes. Uma delas é o investimento em anúncios patrocinados.
O Google Adwords, ferramenta do maior buscador do mundo, ajuda a melhorar o posicionamento de seu site, impactando um público qualificado a partir das pesquisas que as pessoas fazem.
As redes sociais também possibilitam a criação de campanhas e anúncios online. Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e YouTube têm meios que ajudam a segmentar o público que se deseja alcançar e a preparar mensagens patrocinadas, para que a audiência tome conhecimento sobre seu negócio.
Outra estratégia muito comum entre os anúncios online é o remarketing. Trata-se de um recurso que permite criar anúncios exclusivamente para aqueles usuários que, porventura, entraram em seu site, mas não foram convertidos.
Quando essas pessoas vão para outro ambiente, os espaços de publicidade mostram, para lembrá-las, seus produtos e serviços.
Desenvolva um aplicativo para sua empresa
O desenvolvimento de aplicativos é outra aposta das empresas para atrair mais clientes. Todo mundo tem um smartphone, não é verdade? Em vez de investir somente na versão mobile ou responsiva de seu site, que tal oferecer um app, com vários recursos para que o usuário interaja com a marca?
Muitos aplicativos não demandam conexão constante com a internet e, portanto, podem ser utilizados a qualquer momento do dia. Outra de suas vantagens é que ele fica em uma área mais exclusiva do telefone do cliente, que não é o navegador.
E, como se trata de um app, você ainda pode usar os recursos presentes no smartphone. Quem desenvolve uma versão mobile de um site sabe que as funcionalidades do aparelho ficam muito restritas — mas o mesmo não acontece com o aplicativo.
Dá para usar o GPS, a câmera, o acelerômetro e muitos outros recursos do dispositivo. E tudo isso pode transformar o modo como o cliente se relaciona com o seu negócio.
Observe, por meio das informações compartilhadas neste artigo, como a tecnologia pode ser útil para a estratégia de sua empresa. Ela oferece outras soluções além das que estão aqui. Para identificar qual é a melhor para o seu negócio, busque o apoio de uma agência especializada, que tenha o conhecimento e a expertise necessária.
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