Ainda existem negócios que não aderiram ao mundo digital. Mas eles estão acabando. Os que estão nascendo agora já sabem da importância de estar presente na internet, seja nas redes sociais ou por meio de um site próprio.
Possuir um site não é só uma moda passageira A internet está entre nós no Brasil desde 1995 e de lá para cá só cresceu. E ter um site não é uma coisa exclusiva de grandes empresas. Existir na web favorece uma marca porque é lá que o consumidor moderno está. É quase automático: quando ele tem alguma dúvida sobre certo produto ou quiser alguma informação, ele recorre ao Google.
A tendência para toda marca que deseja expandir é ter presença digital. E o mínimo que se pode fazer é possuir um site. Ele é fundamental para que a empresa se torne conhecida e atraia pessoas. Se for um comércio eletrônico, então, oferece ainda mais vantagens.
Esse artigo vai frisar a importância que um site tem para um negócio e como essa poderosa ferramenta o beneficia.
Como os sites são usados atualmente?
Construir um site é como estabelecer uma filial para a empresa na internet. Ele vai se tornar a “casa” dela na web. Ela vai estar visível para o mundo todo, alcançando pessoas de praticamente qualquer localização a qualquer tempo. Para o comércio, essa é uma vantagem gigantesca.
O estilo mais comum para as empresas é o site do tipo institucional, com diversos menus e páginas. A principal é a home page, a primeira a ser visualizada quando o visitante digita o endereço ou acessa o link no Google.
As páginas trazem informações sobre a marca, apresentação dos produtos, dados gerais sobre a empresa, a sua missão, os valores, um histórico e o que mais for interessante. O visitante deve aprender tudo o que precisa sobre a empresa fazendo um tour pelo site.
As páginas podem conter também depoimentos de clientes sobre o produto e serviços para atrair a atenção de novos públicos. Muitas empresas utilizam o site como uma isca, uma apresentação sucinta dos produtos, justamente para forçar a pessoa a entrar em contato.
Existem outros padrões de site. São aqueles que contam com publicações próprias, como um blog. É um tipo de canal que atrai visitantes porque é preparado especialmente para ser “visto” pelo Google e, assim, divulgar ainda mais a organização.
Qual a importância de ter um site?
A partir de agora, conheça os principais motivos para não perder tempo e elaborar o seu espaço na internet.
Visibilidade no Google
Todo mundo usa o Google. Isso é indiscutível. Segundo o próprio buscador, cerca de 8,5 bilhões de pesquisas são feitas todo dia. Se você quer ser visto por esse tanto de pessoas, você precisa ter um site. Essa é a maneira de conectar o seu negócio com o mundo.
Quando alguém acessa um site pela primeira vez, a marca pode começar um relacionamento com ele a partir daí. O conteúdo preparado para o cliente deve conquistá-los e convencê-los a continuar navegando e seguindo a marca nas redes sociais. O site vai fazer com que pessoas em qualquer lugar do mundo saibam quem é você.
Um detalhe importante é que o Google analisa o site antes de exibir um link para ele na página de resultados. Por isso, é importante não só possuir um site mas também
que ele seja de qualidade, afinal existem regras, ou políticas, que o Google usa para definir quais sites são exibidos em primeiro lugar.
Estabelecimento da marca no mercado
O site cumpre bem o papel de marcar presença no universo virtual. Quem possui um consegue posição como uma organização séria e comprometida com resultados. Ela reforça sua competitividade e prova que consegue brigar de igual para igual até com marcas grandes.
Para competir no mundo digital, o tamanho da empresa não importa tanto. O que faz diferença é como o site é construído e as técnicas que ele incorpora para ganhar tráfego, ou seja, visitantes. É por isso que foram criadas técnicas de otimização para sites de busca, ou SEO (search engine optimization). É um conjunto de táticas que os desenvolvedores usam na construção do site para que ele seja mais facilmente encontrado pelo buscador.
Quando o site aparece no Google, ele reforça a credibilidade e a autoridade da marca no mercado. Quando você tem um site, pode conquistar maior visibilidade, mais reconhecimento e crescimento.
Acessibilidade a qualquer tempo
Melhor do que um estabelecimento físico, um site é uma maneira de tornar a empresa acessível aos clientes a qualquer hora do dia. Enquanto no estabelecimento físico você pode atender em horário comercial, na internet essa barreira simplesmente não existe. De novo, quem tem um e-commerce pode se beneficiar muito disso.
No site ainda pode haver informações úteis disponíveis a qualquer momento, o que traz mais possibilidades de converter consumidores. Se o perfil do seu cliente é aquele que não tem tempo para nada e busca soluções de madrugada, ele pode encontrar no Google o seu site e encontrar o que está procurando.
Credibilidade e profissionalismo
Se uma empresa já está bem estabelecida no mundo físico, ela tem que fazer o mesmo no virtual. Daí a importância da elaboração de um website. É claro que perfis nas redes sociais são muito importantes, aliás o uso de um recurso não impede o outro. É até recomendável que se use as duas ferramentas, site e redes sociais. No entanto, pensar que só as redes sociais bastam é inocência.
Possuir um site próprio permite que você o personalize com o que a sua marca quer mostrar, com a identidade visual dela, com uma presença forte. Enquanto nas redes sociais você está limitado ao que a plataforma oferece em termos de personalização, com um site próprio você tem total liberdade para fazer como quiser.
Redução de custos com publicidade
Ter um site próprio é uma ótima maneira de fazer publicidade e é melhor ainda porque o custo é menor do que em mídias tradicionais. Em vez de investir altas quantias para trazer o cliente para perto, o empreendedor pode aproveitar a força natural da internet para atrair pessoas. E para isso só precisa de um site.
Por meio das técnicas de otimização para busca, que já explicamos, é possível captar pessoas por meio das pesquisas que elas fazem. Ou seja, você pode se tornar mais conhecido com menos gastos. E você pode direcionar os recursos financeiros para outras áreas da empresa.
Expansão do Negócio
Como o alcance da internet é mundial, a sua marca fica conhecida em lugares que provavelmente ela nunca chegaria sem o site. Sua empresa pode fechar negócios e parcerias com outras à distância, sem preocupação com deslocamento. É uma forma inteligente de ampliar sua área de atuação.
Fidelização de clientes
Quando desenvolvido com as técnicas mais modernas, o site permite que você acompanhe de perto o consumidor em todo o processo de compra, o que vai fazer com que ele se sinta valorizado e estimulado a voltar sempre.
Se o site oferece uma boa experiência de compra, isso também faz com que o consumidor permaneça em contato com a marca e ainda divulgue entre parentes, amigos e conhecidos para que adquiram produtos também.
Geração de contatos
Um site bem estruturado e visível é muito importante para que sua empresa encontre potenciais clientes. Eles encontram o seu site no Google, leem o conteúdo e deixam informações de contato, preenchendo um formulário do tipo “Fale Conosco”.
Com dados como e-mail e telefone, esses contatos podem ser “cultivados”, ou seja, amadurecidos para que se transformem em clientes efetivos. Para isso, eles deverão receber atualizações e novidades sobre os produtos da sua marca.
Análise de dados
Além de ter o site, você pode medir o desempenho dele. Existe uma ferramenta de análise do Google que fornece dados sobre os visitantes como preferências, tempo de permanência, horários mais acessados, conteúdos mais lidos e muitas outras.
Esses detalhes são importantes para que você descubra quais são os pontos fortes da empresa e o que não está dando certo, para que reformular as suas estratégias e planejar os próximos passos de forma mais clara.
As objeções mais comuns à obtenção de um site
Mesmo com todas estas vantagens para quem decide elaborar um site, algumas empresas ainda hesitam em ter um, se contentando apenas em ter simples perfis em redes sociais. É claro que eles são importantes, mas um site próprio passa muito mais credibilidade e profissionalismo.
Veja algumas razões que levam certas empresas a não ter um site:
Um negócio local não precisa de site
Essa é uma objeção que gestores de alguns negócios regionais colocam. Eles alegam que a empresa atua só em uma localidade reduzida e, por isso, não precisam de um site. Essa forma de pensar evita o crescimento do negócio. Um site serviria justamente para fazer com que o negócio seja ampliado, com mais alcance.
Apesar de um site ser um excelente canal de vendas, ele não serve apenas para isso. Muita gente procura no Google informações sobre a empresa, e isso cria duas oportunidades: a atração de novos públicos e a melhoria do relacionamento com os que já são clientes.
O site também é útil para informar as pessoas sobre suas atividades, seu horário de atendimento, posicionar melhor a empresa e afastar a impressão de ser apenas um amador. O site “amadurece” a empresa. Assim como um cartão de visitas é útil para qualquer empresa e profissional, o site também é.
Empresas pequenas não precisam ter um site
Para quem deseja alcançar mais destaque e sustentabilidade para o negócio, ainda que pequeno, apostar em um site é uma boa ideia. Ele ajuda no posicionamento da marca e é um chamariz para clientes, quer sejam da localidade quer não.
Por ser uma empresa pequena, talvez o orçamento não seja dos maiores. Isso também não é problema quando se tem um site. O custo de publicidade pela internet é menor do que nos canais tradicionais. Então, o site é uma maneira de concretizar mais vendas com menos investimento e menos risco.
Aumento da lucratividade e mais relevância para o negócio são duas das muitas possibilidades que um site oferece. Vale a pena investir em um site para crescer.
As redes sociais já são o suficiente
Pensar que só as redes sociais já vão tornar uma empresa conhecida o suficiente para expandir o negócio é simplista demais. Isso leva a perder mais oportunidades de negócio.
As redes sociais podem ser a preferência de muitas pessoas na hora de procurar informações sobre uma empresa ou produto. Mas isso não quer dizer que seja a preferência do seu público-alvo. Pode ser também que outras empresas percam a chance de fechar contratos com sua empresa porque não a encontram no Google.
É claro que você pode ser encontrado nas redes sociais via Google, porém, isso fica mais fácil se você tem um site próprio desenvolvido com técnicas adequadas.
É difícil construir e manter um site
É verdade que desenvolver e manter um portal funcional exige conhecimento técnico em desenvolvimento. Porém, para que seu investimento valha a pena, é importante contratar uma empresa especializada em desenvolvimento web.
Ela se encarrega de elaborar as páginas, adicionar conteúdo relevante, fazer correções e atualizações de segurança e backups sempre que necessário. Não é obrigatório que a sua empresa tenha pessoal especializado para cuidar disso. Dessa maneira, você e sua equipe podem focar nos negócios principais da organização.
Esse artigo já mostrou diversas razões pelas quais toda empresa, não importa o tamanho, precisa contar com um site. Ele diz às pessoas quem é você, o que faz, impõe a identidade visual, e leva sua marca a uma infinidade de lugares.
E muito embora um bom site deve ser produzido apenas por quem sabe como, é um recurso que está ao alcance de todos os negócios. Se o que sua marca busca é expansão, a Saiteria pode ajudar. Entre em contato e vamos te mostrar porque investir em um bom site vale a pena.